sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vai começar a Vacinação Contra Influenza (Gripe)

A influenza e uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. E de elevada transmissibilidade e distribuição global e a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia.
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico, no entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Para 2013, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 15 a 26 de abril de 2013, sendo 20 de abril, o dia de mobilização nacional.
Nesta campanha, além de idosos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos de idade (até 1 ano 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), qualquer pessoa a partir de 6 meses de vida portador de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, doenças renais, cardiovasculares, respiratórias (asma), doenças hepáticas, doenças neurológicas e obesidade e também a população privada de liberdade (Presidiários).
Os Objetivos Desta campanha são reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, e no Dia D da Campanha, dia 20 de Abril, sábado, todas as Unidades funcionarão das 8 às 17 horas.