segunda-feira, 29 de abril de 2013

Taquaritinga declara guerra ao Câncer Bucal

Na expectativa de repetir o sucesso de anos anteriores e mais uma vez dentro da programação das festividades alusivas a Emancipação Política da Dália da Serra, estudantes e profissionais de odontologia da Faculdade ASCES, de Caruaru, estarão visitando Taquaritinga do Norte no próximo sábado (04/maio), para realizarem mais uma campanha de prevenção ao câncer bucal. A ação é coordenada no município através da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente e tem a articulação da Coordenadoria de Saúde Bucal.
A Campanha de Saúde Bucal faz parte do Projeto Asa Branca da ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior) que visa detectar todos os tipos de lesões bucais porta a porta e em estandes espalhados pela cidade. Este projeto foi criado em 2001, pela ASCES e pela terceira vez é realizado na Dália da Serra.
Em 2012, foram realizados 2.870 atendimentos, onde 10,06% apresentaram algum tipo de lesão, apresentando uma significante diminuição desde a campanha do ano anterior. 
Os pacientes que forem diagnosticados com problemas de fácil solução recebem encaminhamento e são acompanhados por profissionais e estudantes da área de odontologia do próprio município e os demais, que necessitarem de tratamentos mais complexos, serão encaminhados a órgãos competentes para o tratamento adequado, sendo importante destacar que todo atendimento e realização de algum exame serão gratuitos. Confira a programação e não deixe de participar desta importante ação em prol da saúde bucal na Dália da Serra.