quinta-feira, 11 de abril de 2013

SETURDE comemora sucesso da II Conferência

Depois de uma manhã repleta de debates e palestras sobre o desenvolvimento do turismo em Taquaritinga do Norte, a II Conferência de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico encerrou a sua programação técnica com palestras de elevado nível e uma grande participação do trade turístico local, conseguindo atingir os objetivos alcançados e sensibilizando todos os participantes da importância da união e do planejamento para as ações futuras.
A programação da tarde foi reiniciada com a apresentação dos flautistas do grupo do Projeto Cultural Shalom comandado pelo professor João Nascimento, que vem procurando através da música envolver os jovens em ações culturais.
A primeira palestra da tarde onde também estavam presentes o Vice-prefeito Lero e os vereadores Luquinha da Saúde, Geovane e Gilson Carlos, foi ministrada pela professora e turismóloga Ana Patrícia Vaz Manso que abordou o turismo desenvolvido com responsabilidade ambiental e social, com enfoque para a sustentabilidade e a agenda 21, destacando o papel e as responsabilidades que cada um deve ter com o meio ambiente.
Sequenciando Klaúdia Michelly, turismóloga representante do SEBRAE, destacou o grande potencial turístico de Taquaritinga e citou Triunfo como um modelo que pode ser seguido, ressaltando que a Dália da Serra tem suas peculiaridades e deve adotar ações de desenvolvimento que contemplem o seu vasto potencial.
Coube ao turismólogo e ex-presidente da ASTUR Rogério Beltrão encerrar as palestras, onde exemplificou o trabalho que desenvolveu a frente da Secretaria de Turismo de Bezerros que projetou a folia dos papangus para todo o Brasil. Em sua explanação Rogério declarou que “a urgência é a falta de planejamento”, citando situações que podem ocorrer quando o turismo não é bem planejado e também abordou a importância da valorização e do fortalecimento dos eventos locais.
Após as palestras foram definidos os representantes do Conselho Municipal de Turismo e agendadas reuniões para os dia 25 (Turismo e Desenvolvimento Econômico) e 26 (Esportes) de abril, que serão realizadas na Secretaria de Turismo.
“A conferência deixou um saldo muito positivo onde conseguimos envolver o trade e toda a cadeia produtiva do turismo em Taquaritinga. Temos a certeza que a partir de agora o turismo vai caminhar a passos largos em nossa querida Dália da serra”, declarou a secretária de turismo Magda Lucélia que, juntamente com sua equipe, não mediu esforços para fazer da II Conferência de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico um grande sucesso.