quarta-feira, 10 de abril de 2013

Limpeza de açude atraí multidão em Taquaritinga


Uma grande festa! É assim que está sendo definida a limpeza do açude de Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte, ação histórica e esperada pela população por décadas que foi iniciada na manhã desta terça-feira (9/abril) e que vem atraindo dezenas de curiosos que estão constatando o rápido andamento dos trabalhos. 
A limpeza deste manancial foi realizada pela última vez em 1953, há exatos 60 anos, num período onde o mesmo supria as necessidades de água da cidade, carência que ficou sob a responsabilidade da COMPESA, após a mesma ter assumido o abastecimento de água do município na década de 70, serviço que ainda presta de forma precária. 
Limpeza do açude em 1953.
Limpeza do açude em 2013.
Na limpeza anterior o serviço era realizado de forma manual por dezenas de homens, as ferramentas empregadas eram pás, “banguês”, enxadas, carroças e o material retirado era transportado em lombos de burros para o descarte, contrastando com o cenário atual onde retroescavadeiras, enchedeiras, caçambas e outras máquinas agilizam um processo e fazem de forma mais rápida e segura um serviço que era realizado em longos espaços de tempo, face à escassez de equipamento e de tecnologia naquela época.
Considerado um dos cartões postais da Dália da Serra, o açude Santo Amaro faz parte das histórias de varias gerações de boa parte da população. Lamentavelmente, por décadas recebeu os esgotos e dejetos da cidade, tendo ocorrido à interrupção da descarga destes efluentes no governo do ex-prefeito Zeca Coelho, que desviou todos os esgotos que despejavam seus detritos neste histórico manancial.
A ação de limpeza do açude agradou toda a população, uma vez que esta é uma antiga solicitação que se materializou através das plenárias do Orçamento Participativo e também de requerimento apresentado na câmara pelos vereadores governistas que foi atendida pelo prefeito Evilásio Araújo.
Neste segundo dia de obras vários populares ainda arriscaram pescar na lama piabas, traíras e outros peixes sobreviventes e a equipe que está à frente da limpeza do manancial iniciou a retirada do material que estava assoreando este açude, aumentando a capacidade de acumulação de água do mesmo e também retirando muito lixo que, por décadas, foi atirado no mesmo e estava aterrado em seu leito. A expectativa é que, com a chegada das chuvas, a capacidade do açude Santo Amaro seja ampliada em mais de 30% e que a qualidade da água melhore substancialmente.