segunda-feira, 15 de abril de 2013

Populares relembram limpeza do açude em 1958

Seguem a todo vapor as obras de limpeza e ampliação do açude de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte. Neste sexto dia de andamento dos trabalhos já foram retiradas mais de mil caçambas de lama, terra e lixo do leito deste manancial, constituindo-se esta ação uma das mais relevantes obras da administração do prefeito Evilásio Araújo em virtude do açude nunca ter sofrido uma intervenção desta natureza, tendo sido limpo superficialmente apenas em 1958 em regime de mutirão e com ferramentas rudimentares.
O ex-vice-prefeito e vereador por várias legislaturas Manoel Barbosa Camelo, mais conhecido como Manoel de Gunde, visitou o açude e recordou a limpeza realizada em 1958. “A limpeza naquela época era na base da enxada, pá, banguê e tudo que era ferramenta manual, diferente de hoje onde máquinas como essas fazem o trabalho de 100 homens!”, afirmou deslumbrado com a produtividade da escavadeira de esteira que está sendo usada na limpeza.
Embora ainda criança na época, Nicácio Figueiredo recorda a limpeza do açude, um fato que marcou sua infância. “Era muita gente limpando o açude, era uma festa! Eu era pequeno ainda e achava muito bonito toda aquela movimentação. Essa obra vai ficar para a história de Taquaritinga e vendo estas máquinas em ação volto no tempo e relembro a minha infância”, declarou Nicácio com um ar saudosista.
As obras no açude tem atraído uma multidão de curiosos que diariamente vem acompanhando o andamento desta ação aprovada por toda a população da Dália da Serra e que atende uma das demandas sugeridas pela população no orçamento participativo.