terça-feira, 30 de março de 2021

Prefeitura de Taquaritinga do Norte da continuidade a aração de terras dos produtores rurais do município


Valorizar o produtor rural sempre foi uma marca da gestão municipal de Taquaritinga do Norte desde 2017. Um exemplo disso é o serviço de aração de terra gratuita em todas as comunidades rurais do município, beneficiando os pequenos e médios produtores.

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da secretaria de Agricultura, tem beneficiado os agricultores com horas gratuitas de aração e acompanhamento técnico. Os favorecidos são proprietários os produtores localizadas em todas as localidades rurais do município.

Desde 2017, com o fim do programa terra pronta do governo do estado, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte na gestão do prefeito Lero e do vice prefeito Gena Lins assumiu o programa de aração de terras com recursos próprios. Este ano, com a chegada de novo trator e o arado, adquirido ano passado pela prefeitura, algumas comunidades já estão sendo beneficiadas, seguindo o cronograma de solicitação na Secretaria Municipal de Agricultura . 

A aração faz uma descompactação no solo para que o plantio seja mais adequado e exista uma maior produtividade por área. Esta ação acresce em até 30% a produção final do agricultor, uma vez que o plantio tende a ser mais bem-sucedido.

O prefeito Lero destacou que o serviço garante economia e incentivo aos pequenos produtores. “Desde 2017 quando o governo do estado não realizou mais o programa terra pronta, assumimos o compromisso com os produtores rurais o programa de aração de terras com recurso próprio. Várias comunidades estão sendo beneficiadas com aração gratuita e isso proporciona uma economia significativa para os produtores ligados à agricultura familiar. Além da aração, vamos agora no mês de abril realizar a distribuição de sementes para os produtores”, frisou o prefeito.

O Secretário de Agricultura do município, Zeca Coelho, tem acompanhado de perto os trabalhos da aração nas terras dos produtores rurais. "Esse programa, iniciado pela prefeitura em 2017 na gestão de Lero e Gena, tem beneficiado muito o produtor rural que tem suas terras aradas ganhando uma maior produtividade e gerando uma maior praticidade no plantio. Vamos continuar o programa por determinação do prefeito Lero, até que as terras de nossos produtores estejam todas prontas para o plantio", falou Zeca.