segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Taquaritinga é contemplada com máquinas do PAC 2

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) através do Programa PAC 2, do Governo Federal contemplou Taquaritinga do Norte com uma retroescavadeira que já foi entregue e também com uma motoniveladora (que será entregue ainda esta semana), uma caçamba, um caminhão pipa e uma enxedeira que serão entregues nos próximos dias.
Na última sexta-feira (2/agosto) o Prefeito Evilásio Araújo representou a AMUPE na solenidade de lançamento do Plano Safra Semiárido, evento realizado na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções que atraiu dezenas de Prefeitos pernambucanos e contou com as presenças do Governador Eduardo Campos, do Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, do Secretário de Agricultura Aldo Santos, de Deputados Federais e Estaduais, do senador Humberto Costa, do Superintendente do INCRA Luís Heraldo e do Delegado do MDA em Pernambuco Demetrius Fioranti.
Na solenidade foi anunciado que o Governo Federal vai destinar cerca de R$ 700 milhões para ajudar as famílias de agricultores e pecuaristas de Pernambuco que tiveram prejuízos na lavoura e criação de animais no interior do estado. O benefício faz parte do Plano Safra Semiárido 2013-2014 e Pernambuco é o sétimo estado contemplado com parte dos recursos do programa. A Defesa Civil de Pernambuco confirma que 128 municípios ainda estão em situação de emergência, mesmo sendo agosto um mês ventos fortes e chuva em algumas áreas do litoral, Zona da Mata e parte do Agreste pernambucano.
Durante a cerimônia de assinatura do Plano Safra pelo Governador Eduardo Campos, Ministro Pepe Vargas e o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, também foram entregues 28 caminhões-caçamba, 28 retroescavadeiras, 25 motoniveladoras e 30 pás carregadoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para 103 municípios do estado. Para a compra dos equipamentos o Governo Federal gastou R$ 31 milhões.
Evilásio representou os Prefeitos de Pernambuco na solenidade e destacou a importância destas máquinas para os municípios. “Estes equipamentos serão de muita utilidade e ajudarão as Prefeituras a levarem mais benefícios para o homem do campo que sempre ficou a mercê das políticas de desenvolvimento social. Em nosso município, que tem mais de 200 quilômetros de estradas vicinais, elas serão essenciais para o fortalecimento da agricultura familiar e para a continuidade das ações que já estamos executando”.