domingo, 11 de agosto de 2013

Paróquia de Taquaritinga do Norte vai comemorar 212 anos

A história da paróquia de Santo Amaro caminha de braços dados com o período de povoação do município de Taquaritinga do Norte. Tudo começou em 1801 a 212 anos atrás quando o povo fez solicitação ao Bispo de Olinda da época, Dom José Joaquim para a criação de uma freguesia, uma vez que há dez anos a capela de Santo Amaro já havia sido erguida.
O pedido logo foi deferido, onde se tornou sede de mais quatro capelas: a de São José da cidade de Vertentes, a de Nossa senhora da Conceição, na Lapada, a de Bom Jesus na Santa Cruz e a de Santo Antônio, em Jacarará, mais tarde a nova freguesia se transforma em Matriz ainda pertencente à Comarca de Limoeiro.
Na época a freguesia regia as capelas das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Poço Fundo, Santa Maria do Cambucá e outras localizadas na região.
Em 1812 foram iniciados os trabalhos de reconstrução da antiga capela que por demorar muito a finalização da obra veio a desmoronar. Então só em 1860, com a ajuda do povo, os trabalhos de reconstrução foram retomados e duraram cerca de oito anos para a conclusão.
A Paróquia já pertenceu aos bispados de Olinda, Recife, Nazaré da Mata e só no ano de 1963 passou a pertencer a Diocese de Caruaru, a qual é a mais antiga das regida pelo Bispo Dom Bernardino Marchió e tem como padroeiro Santo Amaro, conhecido pelo Santo Fujão, sendo um mistério que os antigos atribuem a mais um milagre ao protetor.
E no "Ano da Fé" para os Católicos a Paróquia de Santo Amaro completa 212 anos e para comemorar esta importante data foi definida uma programação especial que será vivenciada entre os dias 24 a 27 de agosto, confira:
PROGRAMAÇÃO:
24.08 (Sábado)
14h - Abertura do Museu dos 2012 Anos de Cultura, Fé e Evangelização (Salão Paroquial).
19h - Ofício da Imaculada Conceição
19h30 - Celebração da Santa Missa (Celebrante: Padre Expedito)
25.08 (Domingo)
09h - Caminhada Pela Fé (Concentração na Praça da Bíblia)
10h - Celebração da Santa Missa
19h - Recitação do Terço
19h30 - Celebração da Santa Missa (Celebrante: Padre Expedito)
26.08 (Segunda-feira)
19h - Recitação do Terço
19h30 - Celebração da Santa Missa (Celebrante: Pe. Expedito Claudino).
27.08 (Terça-feira)
06h - Alvorada Festiva
12h - Repique dos Sinos
13h - Reabertura do Museu 212 Anos de Cultura, Fé e Evangelização.
19h - Celebração da Santa Missa (Celebrantes: Padres da Terra e Pároco)