sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pão de Açúcar encerra audiências do Orçamento Participativo

A maratona de audiências do Orçamento Participativo (OP) chegou ao fim na noite da última quarta-feira (31/julho), no Centro Administrativo de Pão de Açúcar onde moradores do Distrito e das vizinhas comunidades de Varzinha, Amarela, Espírito Santo, Ingá e Lagoa do Jucá, a exemplo do que ocorreu nas outras audiências, apresentaram as suas reivindicações ao OP na busca por melhorias na qualidade de vida da população com o atendimento destas demandas.
Um bom público compareceu a audiência que contou com as presenças do Vice Prefeito Lero, dos Vereadores Gilson Carlos, Rogéria, Geovane e Irmão Ezequias; dos Secretários municipais Mauricéa Gomes (Ação Social), Lurdinha Malaquias (Finanças), Jurandir Coelho (Gestão), Damião Oliveira (Obras) e Zeca Coelho (Governo); do Diretor Distrital Davi Cavalcante e dos radialistas Alberes Xavier (Filadélfia FM) e Nicácio Figueiredo (Nova Geração FM), além de outras pessoas de destaque na capital da camisaria.
A Secretária Lurdinha Malaquias abriu os trabalhos e destacou as conquistas e a importância do OP para o desenvolvimento do município e elencou uma série de ações que já foram apresentadas pelas comunidades e atendidas pelo Governo Municipal e falou da evolução deste importante instrumento de transformação social e do sucesso das audiências realizadas em 2013, opinião compartilhada pelo Secretário Jurandir Coelho que destacou a credibilidade que o OP adquiriu junto à população.
Na sequencia Zeca Coelho destacou os avanços do OP e os desafios que estão por vir, onde anunciou o programa de recuperação de estradas vicinais que será desenvolvido nos próximos dias e também outras ações que brevemente serão implantadas pelo Governo municipal de Taquaritinga do Norte.
A Vereadora Rogéria Coelho e o Vereador Gilson Carlos também fizeram uso da palavra e parabenizaram os presentes pelo compromisso em atenderem a convocação do OP e reivindicarem melhorias para as suas comunidades, ação que possibilita que a população possa mostrar os caminhos que a administração municipal deve seguir.
Coube ao Vice Prefeito Lero destacar os avanços do OP que se materializaram em Pão de Açúcar através da construção da creche, de saneamento básico, do PSF do Badoque, da colocação de luminárias, da Praça da Juvina Madalena e de outras ações que melhoraram a qualidade de vida dos moradores do Distrito.
Em seguida foram exibidos vídeos mostrando as conquistas do OP e depoimentos de várias pessoas que tiveram suas comunidades contempladas com as ações pleiteadas nas audiências públicas nos anos anteriores e a população de Pão de Açúcar reivindicou como prioritários a construção de um campo de futebol, uma biblioteca pública, luminárias, cobertura do canal, calçamento e saneamento de algumas ruas e um PSF na Serrinha, sendo estas as mais relevantes.
Os moradores dos sítios vizinhos ao Distrito pleitearam a imediata recuperação de estradas vicinais, a construção de passagens molhadas em algumas localidades, a colocação de luminárias e a perfuração de poços artesianos.
“A participação da comunidade de Pão de Açúcar e dos sítios vizinhos foi muito positiva no Orçamento Participativo. É importante que a população se una e participe na cobrança por melhorias, pois esta é a forma mais prática do cidadão ajudar a administração a governar”, destacou o Vice Prefeito Lero.