terça-feira, 27 de agosto de 2013

Matadouro e açougue passarão por melhorias

Na manhã de ontem (26) o Prefeito Evilásio Araújo, juntamente com o Secretário municipal de Agricultura e Pecuária Júlio César estiveram reunidos no auditório da Prefeitura com funcionários, marchantes e comerciantes para tratarem de assuntos referentes a melhorias e normas funcionais que serão implantadas por todos que diretamente usam as instalações do matadouro público municipal da Dália da Serra, incluindo nesta pauta a destinação dos resíduos sólidos provenientes do abate de animais.
O Prefeito afirmou que os trabalhos precisam ser feitos de maneira correta para que ninguém seja penalizado. “Todo mundo precisa fazer a sua parte e a lei precisa ser cumprida”, declarou.
Para o Secretário de Agricultura a vigilância sanitária do município terá um papel de grande importância na fiscalização nesta nova etapa, pois desde agosto de 2012 foram criadas normas para o funcionamento do matadouro que terão que ser cumpridas, pois as mesmas estão de acordo com as exigências da ADAGRO e da vigilância sanitária estadual e lembrou também que os animais só serão liberados para o abate com a apresentação da Guia de Transporte Animal (GTA).
“Será criado um selo de segurança e as inspeções serão mais rigorosas, inclusive ocorrerão fiscalizações por técnicos do Ministério da Agricultura”, declarou o Secretário César. O Prefeito afirmou que serão que serão oferecidas condições de trabalho a todos para posteriormente serem iniciadas as cobranças. “As adequações serão feitas de maneira gradativa, pois todos terão que se enquadrar nas normas pré estabelecidas, precisando para isso que o poder público também faça a sua parte”, afirmou o gestor.
A Secretaria de Agricultura ouviu as reivindicações dos marchantes que entre outras coisas pleitearam melhorias nas instalações do açougue público e do matadouro, cuja solicitação irá beneficiar além dos usuários do matadouro a população em geral, ficando a Secretaria de Agricultura encarregada de elaborar um projeto para as reformas que será apresentado ao Prefeito. “A união de todos é de fundamental importância para o bom funcionamento do matadouro e do açougue de nosso município”, finalizou Evilásio.