domingo, 4 de agosto de 2013

Secretário Danilo Cabral aprova funcionamento da Academia das Cidades

A fria e nublada tarde deste sábado (3/agosto) foi marcada pela visita do Secretário das Cidades e Deputado Federal licenciado Danilo Cabral que veio verificar o funcionamento e a aplicabilidade dos programas sociais na Academia das Cidades de Taquaritinga do Norte, importante obra em pleno funcionamento há 3 anos e que é considerada uma das mais importantes conquistas do Governo Municipal.
O Prefeito Evilásio Araújo; o Vice Prefeito Lero; os Vereadores Rogéria, Gilson Carlos e Eraldo de Pedra Preta e os Secretários municipais Ronaldo Veiga (Saúde), Zeca Coelho (Governo), Deyze Cabral (Gabinete), Ilka Paloma (Educação), Jurandir Coelho (Gestão), Lurdinha Malaquias (Finanças), Veroneide Mendonça (Administração), Damião Oliveira (Obras) e Mauricéa Gomes (Ação Social), juntamente com outras autoridades, lideranças populares, convidados e a imprensa regional recepcionaram Danilo Cabral que veio acompanhado do Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife Nilton Mota e lideranças da região.
A centenária Banda Musical Dom Luiz de Britto abriu oficialmente as solenidades e o Secretário de Saúde e meio Ambiente Ronaldo Veiga foi o primeiro a usar a palavra e destacou a importância da academia como um equipamento de saúde localizado em um local estratégico que hoje é um orgulho para toda a população de Taquaritinga.
A coordenadora dos programas de saúde da Academia a Professora Rejane Fernandes também destacou a importância do equipamento e explicou o funcionamento da mesma mencionando detalhes sobre as atividades executadas, quantidade de pessoas beneficiadas e prestou outros esclarecimentos neste segmento.
Coube à aposentada Elizabete Costa elencar os benefícios da Academia para a terceira idade. “Antes de frequentar a Academia sofria de problemas como artrose e bico de papagaio. Depois que comecei a participar das atividades desenvolvidas aqui minha saúde melhorou muito e fico doente quando está chovendo e não posso vir às aulas. Aproveito e convido a todos para participarem das atividades e sentirem o quanto a saúde de vocês vai melhorar”.
Na sequencia os grupos de terceira idade fizeram apresentações de coco de roda, ciranda e outros ritmos regionais atestando o trabalho feito pelo CRAS que utiliza a Academia para o desenvolvimento de suas atividades físicas e culturais assim como o PETI do Silva de Baixo que fez uma apresentação de percussão.
Os vereadores Rogéria, Gilson Carlos e Eraldo também parabenizaram o Secretário pela Academia e destacaram a importância dela para Taquaritinga do Norte, cabendo a Gilson relembrar a pressão e as dificuldades colocadas pela oposição para que a Academia não fosse concluída na frente do Hospital.
As atividades esportivas desenvolvidas também foram apresentadas ao Secretário através de exibições dos grupos de capoeira, dança e basquete e foram elogiadas pelo Vice Prefeito Lero que falou do desejo da população de Pão de Açúcar em receber este equipamento, uma vez que já tem o terreno disponível para construção da obra.
O Secretário Danilo Cabral iniciou seu discurso falando de sua ligação com Taquaritinga desde quando era criança e fez um breve retrospecto de sua passagem em vários cargos do Governo de Pernambuco e de suas visitas a Dália da Serra. “Parabenizo o Prefeito Evilásio e toda a sua equipe pelo sucesso da Academia de Taquaritinga. Aqui faço duas observações muito importantes: a Prefeitura e o povo cuidam, zelam e preservam este equipamento que já se incorporou na paisagem daqui ela é de fato, uma academia, e não uma praça como em outros municípios! A outra observação é que esta Academia tem vida! A população incorporou a filosofia do projeto e usa de sua cidadania para fazer uso adequado dela e de todos os serviços oferecidos. Essa sintonia só ocorre quando Governo e povo caminham juntos”, finalizou.
Coube ao Prefeito Evilásio encerrar os discursos fazendo um retrospecto da luta para conquistar a Academia para Taquaritinga e todos os obstáculos colocados pela oposição. O Prefeito também fez um panorama do que a Academia representa para cidade e falou que propôs ao Secretário a formação de parcerias em outras áreas para melhorar a vida da população da Dália da Serra. “Antes de vir para cá fui com Danilo mostrar os bairros Silva de Cima e de Baixo e propus uma parceria para calçar aquelas comunidades, pois só assim o benefício chega ao povo e as obras diminuem os custos. Estamos interiorizando as ações e fazendo um Governo de inclusão para todos e procurando promover as ações que nossa população necessita”, destacou Evilásio.
Após os discursos, o Prefeito, o Vice e os Secretários fizeram o descerramento de uma placa que atestou o pleno funcionamento da Academia das Cidades da Dália da Serra e finalizando o evento foram descerrados os pavilhões numa solenidade que contou com a participação do grupo de escoteiros de Taquaritinga do Norte.
Este evento tem caráter obrigatório onde técnicos verificam se o equipamento em questão está correspondendo com os objetivos que justificaram a sua instalação e se os programas de inclusão social e a realização de práticas esportivas estão de acordo com as exigências realizadas pela Secretaria das Cidades e assumidas pela Prefeitura como contrapartida social.