quarta-feira, 7 de agosto de 2013

NOTÍCIAS DA SEDUC

SEDUC realiza adesão ao Programa Mais Cultura
A SEDUC realiza a adesão ao Programa Mais Cultura, sendo este realizado através de parceria entre os Ministérios da Educação e Cultura, tendo como objetivo incentivar a prática de produção cultural nas escolas participantes do Programa Mais Educação.
Desta forma, as escolas escolhem as atividades culturais que possam ser desenvolvidas de acordo com sua realidade local e estas serão ministradas em parceria com um produtor cultural da própria comunidade. Além das atividades que serão desenvolvidas nas escolas, também será possível organizar visitações a espaços culturais como: teatro, museus, cinema, etc.
Inicialmente apenas 03 (três) de nossas escolas foram selecionadas para participarem do Programa Mais Cultura, estas são: Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva (CAIC), Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra (Pão de Açúcar) e Escola Municipal Padre Ibiapina (Gravatá do Ibiapina).
Segundo a Diretora de Ensino a professora Tatiana Araújo Leite “O Programa Mais Cultura é uma excelente iniciativa do Governo Federal principalmente para os municípios do interior, onde os discentes não possuem acesso a museus, cinema e teatro, como também muitas famílias são carentes, não podendo proporcionar essas atividades de lazer a seus filhos”.

Programa Nacional do Livro Didático 2013
O Livro Didático é um importante instrumento para auxiliar o professor na orientação dos conteúdos, das atividades e na avaliação da aprendizagem do aluno.
O processo de escolha do Livro Didático dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) do município de Taquaritinga do Norte-PE ocorreu no dia 3 de agosto de 2013, das 8h às 11h no auditório da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva. Estiveram presentes na escolha, os professores do 6º ao 9º ano da rede municipal.
Os professores se dividiram em grupos, de acordo com as disciplinas que cada um ministra, para analisar, avaliar e selecionar livros de qualidade a partir de critérios como: os conteúdos, a linguagem, as atividades, a coerência teórico-metodológica, a ausência de erros conceituais, legibilidade gráfica, qualidade dos conceitos apresentados no texto, adequação da linguagem ao perfil do aluno, legibilidade e visualização das ilustrações, ilustrações corretas e atualizadas, voltadas a compreensão, informações atualizadas e localizadas corretamente, apresentação de glossário e de leituras complementares, propostas de experiências pedagógicas significativas e que remetam para a contribuição da cidadania, assim como estejam de comum acordo com os objetivos gerais da Educação Básica, da LDB e dos PCNs.
Ao final da escolha, os professores preencheram individualmente uma ficha com a disciplina e o código dos livros escolhidos, que serão cadastrados pela diretora do Livro Didático no site do MEC, no período de 5 a 12 de agosto do presente ano.  Foram realizados também alguns sorteios de brindes para os professores. “Professor, sua escolha consciente renderá bons frutos!” declarou Mayara Cecília, Diretora do Livro Didático. (Por Camilla Polly / Blog SEDUC)