sábado, 10 de agosto de 2013

Fome Zero Animal é relançado em Taquaritinga

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária organizou na última quinta-feira (08) um Dia de Campo voltado para o homem do campo do nosso município no sentido de orientá-los e capacitá-los para que possam conviver com os tempos de estiagem.  Durante o evento os participantes puderam receber orientações sobre como agir em tempos de seca e buscar alternativas inteligentes e eficazes para preservarem seus animais e consequentemente suas fontes de renda.
Os Presidentes das associações de Pedra Preta, Algodão, Maracajá, Algodão, Serra dos Bois, Minguaiú, Jerimum, Monteiro, São Paulo, Bandeira, Capoeira da Roça, Assentamento Nova Esperança (Situação), Lagoa do Jucá e Pé de Serra, estiveram presentes nesse encontro que foi de grande importância para os agricultores de Taquaritinga do Norte. O evento aconteceu no Assentamento Boa Esperança localizado na comunidade da Situação também prestigiaram o evento o Prefeito do Evilásio Araújo, a Vereadora Rogéria Coelho, o Secretário de Governo Zeca Coelho, o Secretário de Agricultura Júlio César, o Veterinário e Supervisor do IPA na Regional de Surubim José Joseli, o funcionário da Secretaria de Agricultura Evanduí Neri e o representante do IPA em Taquaritinga do Norte, Evandro Bezerra.
o Veterinário Joseli foi um dos palestrantes e abordou a seca que assola todo o estado e as alternativas encontradas para combatê-la, como o armazenamento de alimentos, a silagem, que pode ser feita de várias maneiras, inclusive sem quase nenhum custo para os produtores.
O técnico Evanduí falou das pragas que assolam um dos principais alimentos para os animais no semiárido, a palma forrageira, mostrou métodos de como combatê-las e alertou para o cuidado que os produtores devem ter em adquirirem a palma sadia, para que não possa atrair pragas para o que comprometam a produção e a boa qualidade desta ração para os animais.
O representante do IPA no município, Evandro Bezerra, falou do PRONAF, linha de crédito especial para os agricultores familiares e também destacou os programas de aquisição de alimentos (PNAE E PAA) explicando as vantagens para os agricultores que realizarem os seus cadastros nestes importantes programas e destacou que o cariri pode ser tão produtivo quanto o Brejo, basta organização.  Na ocasião ele informou aos presentes que o IPA irá financiar R$ 45.000.00 em alimentos para o Município, através do PNAE.
O Secretário Júlio César também participou do evento e elogiou a distribuição de máquinas pelo MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário). “A entrega dessas máquinas é de grande importância para suprir as necessidades do homem do campo que necessita de ações urgentes, e agora serão atendidos”, destacou.
Na sequencia, o Prefeito Evilásio Araújo falou das conquistas do homem do campo em sua administração, como a chegada das máquinas agrícolas, limpezas de barragens, aração de terras entre outros benefícios, destacando os benefícios que essas máquinas irão proporcionar nos próximos dias.
A parte prática do evento teve início com uma demonstração das etapas de um tipo de silagem (armazenamento de alimentos) feito a baixo custo, pelo funcionário da secretaria de agricultura Josenildo Lucena. O tipo de silagem foi do tipo mais simples que é feita no próprio solo e é accessível a todos os produtores rurais.
Finalizando o Dia de Campo foi realizada a distribuição de 20 mil mudas de palma forrageira para o programa Fome Zero animal, adquiridas pela Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Taquaritinga, com as mesmas sendo distribuídas num sistema de multiplicação onde 10 associações rurais indicaram 10 associados e cada um recebeu 200 mudas de Palma Orelha de Elefante e no primeiro corte, que acontece aproximadamente com um ano, os agricultores beneficiados devolverão as 200 mudas para serem repassadas para outros agricultores, atendendo desta forma 100 famílias por ano com as plantas produzidas no próprio município.
“Ações como o Fome Zero Animal ajudam a fixar o homem ao campo e proporcionam o fortalecimento da agricultura familiar no município”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo. (Por: Carlos Alberto- ASSIMP/PMTN)