quarta-feira, 6 de março de 2013

Limpeza de barragens e barreiros segue a todo vapor em Taquaritinga

Embora atravesse a maior seca de sua história, Taquaritinga do Norte vem sendo contemplada através da Prefeitura Municipal e do IPA com ações que visam aumentar a capacidade de armazenamento de água na zona rural. Desde o dia 30 de janeiro que foram iniciadas na zona rural de Taquaritinga do Norte as obras de construção e limpeza de barragens e barreiros, ação de essencial importância que irá proporcionar ao homem do campo a possibilidade de ampliação da captação de água da chuva e de poder enfrentar períodos críticos de estiagem como o que vem assolando a nossa região desde o ano passado.
A Dália da Serra foi contemplada com a liberação de 1.200 horas-máquina através do IPA, que foi um dos itens solicitados pelo Prefeito Evilásio Araújo e já atendido pelo Secretário Estadual de Agricultura Ranilson Ramos, por ocasião na visita dele ao município no último dia 10 de janeiro, que estão sendo destinadas para a recuperação de mananciais na região semiárida e também para a construção de novas pequenas e médias barragens, que terão uso comum, pois serão construídas em propriedades onde toda a população vizinha poderá usufruir da água disponível.
Com recursos próprios a Prefeitura também contratou outra máquina que está fazendo a limpeza das barragens e açudes maiores.
Já foram beneficiadas com a recuperação e limpeza dos mananciais as comunidades de Jaburu de Baixo, Jaburu de Cima, Monteiro, Gravatá do Ibiapina, Pedra Preta, Jerimum, Riacho Doce e Maracajá, restando ser atendidas Açude velho, Pé de Serra, Algodão, Pedra Preta e Baraúna Furada, numa ação inédita até então na Dália da Serra, onde se espera que com a chegada das chuvas a capacidade destes mananciais aumente, no mínimo, em 30%, e ajude a população do cariri a atravessar outros períodos longos de estiagem que venham a ocorrer no futuro.
A escolha dos locais para construção destas importantes benfeitorias foi feita em comum acordo com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e com as Associações Rurais, sendo adotados critérios de viabilidade técnica e também da escolha de comunidades onde mais famílias pudessem ser beneficiadas.
Este conjunto de obras é uma ação conjunta que envolve as secretarias de Articulação e Apoio, Agricultura e Pecuária e a de Obras e Urbanismo.