quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Secretaria de saúde realiza vistoria nas escolas municipais de Taquaritinga do Norte


A Secretária de Saúde de Taquaritinga do Norte, Poliana Santana, junto com o Diretor de Vigilância Sanitária, Arthur, e o Diretor de Vigilância Epidemiologia, Gustavo, iniciaram as ações de fiscalização nas instituições de ensino da rede pública municipal de Taquaritinga do Norte. A iniciativa surgiu da necessidade de garantir que as medidas de prevenção e controle contra o novo coronavírus sejam mantidas no retorno às aulas presenciais. A ação conta com a parceria e contribuição da Secretaria de Educação. 

Todas as escolas do município serão visitadas pelas equipes da Secretaria de Saúde. A força-tarefa tem o objetivo de verificar o cumprimento das normas exigidas pelas autoridades sanitárias do estado e do âmbito federal para reabertura das escolas com aulas presenciais. 

A Secretária falou sobre a importância de seguir as normas para volta presencial das aulas. “Essa fiscalização em parceria com a Secretaria de Educação e a vigilância epidemiológica e sanitária é importante para garantir que todas as escolas públicas de Taquaritinga do Norte, retornem às atividades presenciais, com o máximo de segurança. A nossa intenção é evitar que haja aumento no registro de casos positivos da Covid-19 dentro desses estabelecimentos”, explicou Poliana. 

Para garantir a segurança do estudantes e profissionais, os estabelecimentos de ensino devem observar as seguintes recomendações sanitárias: 

– Garantir a distância mínima de dois metros nas salas de aula e entre as pessoas;
– Utilizar máscaras de proteção facial;
– Usar equipamentos de proteção individual;
– Disponibilizar álcool em gel 70% a todos os funcionários e alunos;
– Aferir a temperatura de todos que entrarem nas escolas;
– Manter os banheiros e demais locais das escolas higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal dos alunos e colaboradores.

A  Secretaria Municipal de Educação informa que ainda não existe uma data definitiva de retorno as aulas e está aguardando uma definição das autoridades sanitárias do estado.