sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Diga não às queimadas. 🔥 Queimada é crime!


O fogo em matas, lixo, pneu ou qualquer outro tipo de detrito ou objetos causam transtornos e podem causar sérios problemas de saúde. A poluição atmosférica, o aumento da temperatura e a degradação de áreas verdes tem aumentando esses incidentes em nossa região. No último domingo (07), tivemos alguns focos de incêndio na serra do Cruzeiro. Não sabemos ainda como iniciou, mas as medidas necessárias foram tomadas para sanar as chamas. 

O Corpo de bombeiros esteve na cidade com seu trabalho árduo. Acionamos a superintendência do Ibama para dar suporte nas queimadas e o núcleo florestal da CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente, para levantamento da área e dos danos causados e para uma futura recuperação da área degradada.

O Departamento de Meio Ambiente do município vem atuando de forma efetiva junto aos órgãos competentes para coibir incêndios em nossas matas. Já estamos notificando os donos de sítios e de propriedades rurais que devam ter atenção redobrada no que diz respeito às queimadas. 

Devido à permanência do verão, a escassez das chuvas e ventos fortes vamos ter de cuidar melhor das nossas matas. Também já foi acionado o Ministério Público para juntos identificar possíveis incêndios de cunho criminoso e possíveis aplicação de penalidades. Outra medida importante do Departamento de Meio Ambiente está sendo a conscientização da população através das redes sociais oficias, programas de rádios e encontros com a comunidade com orientações sobre as queimadas e as proibições estabelecidas por lei. Preservar o patrimônio natural é um dever do cidadãos. Qualquer dúvida todos podem consultar o Departamento Municipal de Meio Ambiente ou Ibama.

Denúncias podem ser feitas através dos telefones: 3201-3800/ 32013854 ou e-mail supes.pe@ibama.gov.br ou o Corpo de Bombeiros pelo fone 193.