sábado, 13 de julho de 2013

SETURDE presta contas de suas atividades.

A secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico (SETURDE) vem desempenhando atividades no corrente ano, no qual busca um maior aproveitamento para impulsionar o Turismo Nortetaquaritinguense.
Contamos com uma equipe que não mede esforços para atingir seus objetivos, traçando planos e em seguida os executando. Tendo à frente a Secretária Magda Lucélia, que a cada reunião ou congresso traz à Taquaritinga um novo foco e estratégias para o desenvolvimento no nosso município, fazendo de Taquaritinga do Norte um dos municípios de Pernambuco com maior número de eventos, sejam públicos ou privados, de pequeno, médio ou grande porte. Uma marca registrada tem sido a parceria da administração pública com os eventos privados, onde todo apoio é dado por parte das secretarias.
Aqui, um resumo, mês a mês, dos eventos deste primeiro semestre:
JANEIRO
Nossa primeira atividade ocorreu no mês de Janeiro. Iniciamos com a tradicional e grandiosa festa do nosso padroeiro Santo Amaro, atraindo um grande público nunca visto em nossa cidade, especificamente no dia 15 de Janeiro, decorrente do show da banda Garota Safada, que nos foi presenteada pelo Deputado Diogo Moraes, através de uma Emenda Parlamentar junto à Secretaria de Turismo do Estado, festa esta que, com dez dias de duração, movimentou todo o comércio local.
FEVEREIRO
No Mês de fevereiro, a Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), apoiou a realização do Bloco da Gorda e suas Virgens, colocando toda nossa equipe à disposição dos organizadores para dar um maior suporte direcionado a este evento já consolidado em toda região que, a cada ano, atrai grande público, mostrando que para realizar um grandioso evento como este é necessário atitude e acima de tudo empenho e parcerias em tudo que fazemos.
MARÇO
No mês de março, muitos eventos marcaram esse período, a começar pela maior festa de todos os tempos do padroeiro São José no distrito de Pão de Açúcar, que se destacou especificamente no dia do show da banda Garota Safada, com um público jamais visto em nosso querido distrito, que mais uma vez nos foi presenteada pelo deputado Diogo Moraes, por meio de outra emenda parlamentar. Assim como na festa de Santo Amaro, foram dez dias intensos de festejos.
Já na semana seguinte foi realizado o Taquaritinga Motofest, que a partir desta data fica firmado anualmente. O mesmo trouxe à nossa cidade motociclistas de todo o Brasil e destacamos que, sem dúvida, é um dos maiores eventos de Pernambuco tendo como realizador o Taquara Motoclube e que teve a Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico (SETURDE) como parceira na sua organização. 
Ainda neste final de semana, houve o Taquary Hip Hop, organizado pelo jovem Eduardo e que também contou com o total apoio da SETURDE.
No último final de semana de março, dois eventos foram realizados: a tradicional encenação da Paixão de Cristo realizado pelo Grupo Teatral Fênix na Sexta-feira Santa, e a tradicional Cavalgada Ecológica no Domingo de Páscoa, que este ano foi antecipada a pedido dos cavaleiros de nossa cidade.
ABRIL
No mês de abril, foi realizada a 2ª Conferência de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico. Na oportunidade, recebemos em nossa cidade vários palestrantes, como o presidente da ASTUR/PE André Quirino, a turismóloga Ana Patrícia Vaz Manso, Representante do CADASTUR Silvana Alcoforado, Representante do SEBRAE Michelle, Ex-secretário de Turismo de Bezerros Rogério Beltrão, dentre outros, os quais vieram dividir com nosso trade turístico lições de como podemos melhor desempenhar nosso papel na reestruturação do turismo local. Este evento, realizado no Badabarreira, deixou em todos a certeza que estamos no rumo certo de traçarmos nossa caminhada, a qual só será possível com a participação de todos, prefeitura, restaurantes, hotéis, comércio em geral, Toyoserra, enfim, todos os que fazem parte do trade turístico.
Como resultado dessa 2ª Conferência, tivemos o início da formação do COMTUR, o Conselho Municipal de Turismo em reunião realizada no Hotel Jorge Eduardo no dia 25 de abril, ocasião em que foi apresentado o projeto “Amo Taquaritinga”, que tem objetivo despertar nos munícipes o sentimento de amor pela nossa terra.


Ainda no mês de abril, teve início o torneio de futebol de campo em comemoração à Emancipação de nosso município, o qual contou com a participação de 16 equipes, tendo a final sido realizada no dia 11 de maio, com a equipe Brasiliense, da sede, sagrando-se campeã após vencer a equipe Sertãozinho, de Pão de Açúcar, pelo placar de 3 x 1.
MAIO
Neste mês de maio, recebemos a visita da equipe da FUNDARPE, a qual veio realizar a primeira reunião visando o evento Pernambuco Nação Cultural, que este ano será de 26 de agosto a 01 de setembro. Neste mesmo dia, aconteceu a eleição da diretoria do COMTUR, a qual terá como Presidente a Secretária de Turismo, Esportes e Desenvolvimento, Magda Lucélia e como Vice-Presidente Danuzy Celestino, que é a Presidente do Toyoserra. 
Por ocasião da emancipação política, no dia 10 de maio, tivemos uma manhã esportiva, com várias atividades especialmente para as crianças. O ponto alto foi à realização da corrida Viva Taquaritinga, a qual teve sua saída no Hotel Fazenda, nas Placas, e sua chegada na Praça Antônio Pereira.
Ainda no mês de maio, Taquaritinga foi palco da 5ª Trilha da Paixão, evento organizado por Sílvio e Eveline e que teve total apoio da SETURDE, quando a cidade se encheu de trilheiros de todo estado que percorreram uma das nossas maiores belezas, a zona rural, neste momento já se recuperando após um longo período de estiagem.
Para encerrar os eventos de maio, no último final de semana, os carros antigos invadiram nossa cidade, neste encontro que é aguardado ansiosamente por todos os amantes de automóveis e que movimenta toda nossa cadeia turística, a exemplo dos demais eventos acima citados.
No dia 28, aconteceu na cidade de Bezerros a posse da nova diretoria da ASTUR/PE, a Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco, da qual a secretária de nosso município foi nomeada como Diretora do Agreste Setentrional, para auxiliar no desenvolvimento turístico desses municípios.
JUNHO
Fechando o primeiro semestre, tivemos a comemoração dos festejos juninos em todo o município, com o tradicional forró pé-de-serra, realizado num momento de forte crise econômica, onde fomos obrigados a fazê-lo de forma simples, porém dentro das condições financeiras possíveis, apenas com atrações locais, a exemplo da maioria dos municípios vizinhos. No dia 23, tivemos o Ônibus do Turista, com a participação de mais de 50 turistas que ficaram encantados com as belezas de nosso município.
O ponto alto ocorreu no dia 24 de junho, com o desfile das rainhas do São João e a apresentação da Quadrilha Flor do Bairro do município de Feira Nova. Também foram homenageados antigos colaboradores dos nossos festejos juninos, por iniciativa da SETURDE e do Centro Comercial Demetrius Paes de Andrade, hoje administrado pela Sra. Claudiana Farias.
Este é o trabalho da Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico, mostrando que mesmo diante das dificuldades financeiras, mas com trabalho e criatividade, estamos buscando desenvolver o turismo da Dália da Serra.  Nosso município voltou a ser palco de grandes eventos, como as festas dos padroeiros Santo Amaro e São José, fazemos parte da diretoria da ASTUR, ajudamos a consolidar eventos privados através de parcerias nas organizações dos mesmos, estamos dando um rumo ao turismo de Taquaritinga e, de forma responsável, todos os eventos foram realizados da forma mais econômica possível, segundo os princípios da moralidade administrativa, de acordo com o orçamento que nos é permitido.
Para o segundo semestre, além dos eventos, a começar pelo Pernambuco Nação Cultural, nosso objetivo principal será a urbanização da Praça Antônio Pereira, com a devida relocação dos traillers em quiosques padronizados, dando uma cara nova ao centro da nossa cidade, tornando-o cada vez mais agradável, juntamente com a recuperação de nossas praças, como também a concretização do acesso à Rampa do Pepê, o qual já foi acordado com o Sr. Sebastião Luis e que terá seu início logo após a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural.
Para o segundo semestre, além dos eventos, a começar pelo Pernambuco Nação Cultural, nosso objetivo principal será a urbanização da Praça Antônio Pereira, com a devida relocação dos traillers em quiosques padronizados, dando uma cara nova ao centro da nossa cidade, tornando-o cada vez mais agradável, juntamente com a recuperação de nossas praças, como também a concretização do acesso à Rampa do Pepê, o qual já foi acordado com o Sr. Sebastião Luis e que terá seu início logo após a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural.
Enfim, nossa busca maior é por tornar Taquaritinga uma cidade agradável, onde o turista possa vir encantar-se e voltar sempre, não apenas para assistir shows na praça, e que nós moradores, também possamos desfrutar de todos os encantos que temos e que ficaram adormecidos por tanto tempo.