quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jerimum e região apresentam demandas no Orçamento Participativo

O Jerimum, uma das mais conhecidas comunidades do semiárido da Dália da Serra, recebeu na tarde desta terça-feira (23/julho) os Secretários Lurdinha Malaquias (Finanças) e Zeca Coelho (Governo) em mais uma audiência pública do Orçamento Participativo, evento que também contou com a presença do Vereador Eraldo de Pedra Preta, da Diretora da Escola local Adelma Casé e dos representantes das associações rurais Amauri (Jerimum), Chiquinho (Pedra Preta), Dalva (Minguaiú), Josélia (Produtores do Jerimum) e Zé Damião (Pé de Serra) e moradores da comunidade anfitriã e das localidades vizinhas de Pé de Serra, Piranhas, Boa Vista, Grude, São Paulo, Minguaiú, Poço da Pedra, Piranhas e Baraúna Furada.
A reunião foi realizada na sede da Associação dos Agricultores do Jerimum e contou com uma grande participação dos representantes das comunidades. Na abertura, a Secretária Lurdinha Malaquias falou da importância do OP para o desenvolvimento do município e elencou uma série de ações que já foram conquistadas pelas comunidades através deste importante instrumento social.
Na sequencia Zeca Coelho, profundo conhecedor dos anseios da região, destacou os avanços do OP e os desafios que estão por vir, onde anunciou o programa de recuperação de estradas vicinais que será implantado nos próximos dias e que representa uma das maiores reivindicações dos agricultores, que agora será materializada graças à emenda do Deputado federal Bruno Araújo que possibilitou que a Prefeitura adquirisse uma Patrol e uma retroescavadeira que irão atender as demandas do homem do campo.
Líder na região, o Vereador Eraldo destacou a importância da comunidade participar do OP e apresentou vários requerimentos onde os mesmos já tinham sido apresentados pela população nas audiências. “Reforcei através de requerimento alguns pleitos da população e é muito importante que possamos nos unir e cobrar as ações que as comunidades necessitam”, destacou o parlamentar.
A Diretora da Escola da comunidade Adelma Casé falou das dificuldades enfrentadas pelos alunos em não disporem de uma área para a prática esportiva e comemorou os avanços já conquistados pela escola e pela comunidade graças à participação popular através do OP.
O líder comunitário e presidente da Associação do Jerimum Amauri Minerva comemorou a chegada de algumas ações como aração de terras, distribuição de sementes, limpeza de mananciais, reforma do PSF, aquisição de gabinete odontológico para o PSF, ampliação da escola, ônibus escolares e outras ações que melhoraram a vida da população do Jerimum e também apontando outras ações para figurarem no próximo exercício do orçamento.
Na sequencia, a palavra foi facultada aos representantes das comunidades que apresentaram seus pleitos onde se destacaram como prioritários a recuperação das estradas vicinais, a construção de quadra no Jerimum, a colocação de lixeiras em várias comunidades, melhorias na iluminação pública (luminárias em postes), a aquisição de um veículo para apoio aos serviços de saúde, dessalinizadores, passagens molhadas, limpeza e construção de barragens e barreiros e outras ações que proporcionarão o desenvolvimento das comunidades, destacando também a manutenção de ações frequentemente desenvolvidas como aração de terras, distribuição de sementes e abastecimento de água.
A audiência pública do Jerimum superou todas as expectativas sendo sucesso total de participação popular e de apresentação de demandas, evidenciando desta forma o sentimento do homem do cariri em lutar por melhorias para suas comunidades rurais.
O Orçamento Participativo representa o anseio de melhorias para todos e é a melhor ferramenta da população reivindicar as ações necessárias e de ajudar o poder público a governar! É importante lembrar que você também pode participar do Orçamento Participativo pela internet, o endereço é: (www.taqdonorte.com.br). Participe!!  O futuro de Taquaritinga passa por você!!!