sexta-feira, 26 de julho de 2013

CONIAPE se reúne em Taquaritinga do Norte

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) se reuniu na tarde desta quinta-feira (25), na Pousada Várzea Grande, em Taquaritinga do Norte, com este encontro sendo marcado pela presença dos Prefeitos Evilásio Araújo (Taquaritinga do Norte), Odon Ferreira (Toritama), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Rosineide Araújo (Casinhas), Túlio Vieira (Surubim), Daniel Vieira (Vertente do Lério), Alex Robervan (Santa Maria do Cambucá), Jonatas Miguel (Bom Jardim), Lucy Teixeira (Barra de São Miguel) e José Ademar (Alcantil / PB). 
Os Prefeitos Maria Sebatiana (João Alfredo), Mário Mota (Riacho das Almas) e Cleber Chaparral (Orobó) foram representados pelos assessores Josivaldo, José Celestino e José Aguiar  nesta reunião onde também marcaram presença  o Vereador Gilson Carlos, os Secretários municipais Damião Oliveira (Administração), Ronaldo Veiga (Saúde), Jurandir Coelho (Gestão Pública) e Deyze Cabral (Gabinete), a Presidente da FUNDATA Shirley Feitosa e os Diretores Dr. Genésio e Diego Marans, dos Consultores Laércio Queiroz e dos Advogados Drs. Marcelo Diógenes, André Pitt e Leonardo Saraiva,  além de vários servidores municipais e da imprensa regional.
O Prefeito e Presidente do CONIAPE Evilásio Araújo deu as boas vindas aos presentes e fez um balanço da realização da conferência de resíduos sólidos e destacou a importância do Consórcio para o desenvolvimento da região chamando todos os Prefeitos a se engajarem em prol das conquistas que estão por vir. “É imprescindivel a união de todos os Prefeitos do CONIAPE pois só assim poderemos ter sucesso nas ações que iremos desenvolver para o desenvolvimento de nossos municípios”, declarou o gestor.
Na sequência, o Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira abriu a discussão a respeito dos valores do rateio que será realizado entre as Prefeituras e promoveu um grande debate onde os Prefeitos fizeram uso da palavra e destacaram a importância do pagamento da contribuição para a manutenção das atividades do CONIAPE, com a chegada a um entendimento cujos repasses ficaram programados para o término de cada mês e o valor proporcional a população de cada município.
A Advogada Drª. Wanessa Porto realizou uma palestra abordando o tema da implantação dos Fundos de Previdências municipais, elencando os ganhos e as vantagens que os municípios podem obter aderindo a este sistema.
A outra palestra ministrada pelo Consultor Maurício Cunha destacou  o sistema de controle e arrecadação de ISS através da contratação de empresa especializada, onde comprovadamente se reduzem os índices evasão de receitas aumentando consideravelmente esta receita no município, onde o mesmo explicou todo o funcionamento deste programa despertando a atenção dos Prefeitos presentes ao evento.
Coube ao Secretário de Gestão Pública de Taquaritinga do Norte, Jurandir Coelho, apresentar o sistema de gestão implantado pela Prefeitura da Dália da Serra que é baseado no programa adotado pelo Governo de Pernambuco e se fundamenta no cumprimento do plano de governo e das demandas apresentadas no Orçamento Participativo, onde os Secretários municipais traçam metas que são monitoradas diariamente sendo permitido realizar os ajustes quando necessários, possibilitando o completo monitoramento da gestão e o cumprimento das metas pré- estabelecidas.
Finalizando, Evilásio agradeceu a presença de todos e mais uma vez destacou a importância da união em torno dos objetivos e metas comuns de toda a região, já agendando a próxima reunião do CONIAPE para o próximo dia 4 de setembro, também na Pousada Várzea Grande, em taquaritinga do Norte.