quarta-feira, 3 de julho de 2013

Campanha contra o Câncer de mama e de colo do útero será realizada em Taquaritinga

Sempre pensando no bem estar e na saúde da população nortetaquaritinguense a Prefeitura da Dália da Serra através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente realizará uma campanha contra o câncer cervico uterino e mama em todos os Postos de Saúde da Família – PSF do município.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.
Os dois tipos de câncer têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%.
“Quanto mais cedo for detectado a doença mais chances é a cura. Por isso a importância de realizarmos essa campanha em nossa cidade, pois prevenir sempre é o melhor remédio”, frisou o secretario de saúde Ronaldo Veiga.
Algumas precauções devem ser tomadas antes de fazer o exame: não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias que antecedem o exame; não estar menstruada; em caso de sangramento fora do período menstrual, procure orientação em uma Unidade Básica de Saúde.
Confiram o cronograma da campanha e participe!
Dia 15/07 – PSF CAIC
Dia 25/07 – PSF Ana Luiza
Dia 30/07 – PSF da Comunidade de Vila do Socorro
Dia 12/08 – PSF da Comunidade do Jerimum
Dia 20/08 – PSF do Distrito de Gravatá do Ibiapina
Dia 28/08 – PSF do Distrito de Pão de Açúcar
 (Assessoria de comunicação/SECSAU)