domingo, 2 de junho de 2013

Pão de Açúcar: Caravana da Emancipação pega a estrada

Enfim chegou o dia: desde as primeiras horas da manhã deste domingo (2/junho) era intensa a mobilização da população de Pão de Açúcar, próspero distrito de Taquaritinga do Norte que vem materializando o sonho da liberdade, agora bem próximo de se tornar realidade.
A feira de Pão de Açúcar nunca tinha visto mobilização semelhante, o burburinho era intenso e a cada instante chegava mais gente para acompanhar a partida destes destemidos sonhadores que vão encarar um dia e meio de viagem rumo a Brasília e lotar as galerias soltando o grito de EMANCIPAÇÃO JÁ, durante a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 416, a ser votado na Câmara dos Deputados no próximo dia quatro de junho, que pode devolver às Assembleias Legislativas a autonomia de criar novos municípios, dezessete anos depois de uma emenda constitucional ter retirado dos Estados o poder de decidir sobre emancipações.
Participaram do evento o Vice Prefeito Lero, o Deputado Estadual Diogo Moraes, os vereadores Gilson Carlos, Geovane, Irmão Ezequias, Rogéria de Zeca, Janio Arruda, Demar, João da Banda, Narah Leandro (Santa Cruz do Capibaribe), Hilário (Brejo da Madre de Deus) e dezenas de emancipalistas de Pão de Açúcar e também de São Domingos.
Muitos fogos, um trio de forró comandou o arrasta pé e também foi oferecido um farto café da manhã aos presentes, aquecendo as baterias para os discursos e também para a tão aguardada partida rumo a Capital Federal.

O prefeito interino do Brejo Hilário Paulo abriu os discursos e destacou a importância deste momento histórico, opinião compartilhada pelo vereador Gilson Carlos que chega a sua 11ª viagem a Brasília na luta pela emancipação e também pelo vereador Demar que representou a oposição, mostrando o caráter apartidário do movimento.
O Vice Prefeito Lero agradeceu a presença e o empenho de todos, especialmente do radialista Alberes Xavier que articulou toda a mobilização e destacou que Pão de Açúcar viverá um novo tempo como cidade independente.

“Este é um momento histórico que os distritos atravessam e tenho certeza que quando o Congresso devolver a autonomia as Assembleias Legislativas nosso governador irá priorizar a emancipação de Pão de Açúcar e de São Domingos, realizando este sonho que vem atravessando décadas e está próximo a se transformar em realidade”, destacou o Deputado Diogo Moraes.
Após os discursos o ônibus, que foi alugado por R$ 12.800,00 rateado entre comerciantes, políticos e personalidades de Pão de Açúcar, seguiu em carreata até Vila do Socorro e de lá continuou sua trajetória rumo ao Planalto Central com a chegada prevista para amanhã à noite.