quarta-feira, 12 de junho de 2013

NOTÍCIAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO II CICLO
(Produção de texto e categorização na ficha de leitura, escrita e produção textual do PAS)
No dia 29 de maio, aconteceu na Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva, a Formação Continuada para os Professores do II ciclo do PAS. Na ocasião, foram repassadas informações sobre o ambiente alfabetizador, a rotina sócio-construtiva, a produção textual e a categorização de textos produzidos por alunos de 4º e 5º ano.
No encontro, as orientações foram repassadas pelas Coordenadoras e Educadoras de Apoio: Eliane Brito, Kátia Cristina, Alex Sandra Costa, Avany Pereira, Bernadete Figueirôa, Fabiana Casé, Gisele Magaly, Josilane Mendes e Rosilene Roberto. Os professores participaram, interagiram, debateram, tiraram dúvidas, apresentaram sugestões e trocaram experiências.
Assim, a Formação Continuada foi bem dinâmica e de tamanha relevância para a prática docente pois, a partir das informações, da análise e categorização dos textos, os professores relataram sair com um novo olhar a respeito da produção textual e de sua categorização na ficha de leitura, escrita e produção, ficando mais seguros e a vontade para analisar seus alunos e, principalmente, investigar suas dúvidas e dificuldades para orientá-los e mediá-los na apropriação cognitiva e efetivo desenvolvimento e progressão na aprendizagem.

PROFESSORES CAPACITADOS E “ANTENADOS”
Na manhã do dia 08 de junho, na Cidade do Recife, foi promovido pela Editora Saraiva Seminário para os profissionais de educação das diversas áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no qual foi exposto o tema: A Importância da Tecnologia na Educação.
A abertura foi dirigida pelo Professor Nelbo que abordou o tema como facilitador da aprendizagem dos alunos, como também nas diversas formas de como os nossos alunos vivem antenados no mundo tecnológico. Foram apresentadas tecnologias educacionais afim de facilitar a metodologia dos professores em sala de aula.
Para a Professora Kátia Cristina, a qual representou a Secretária de Educação do Município foi um momento inovador, pois devemos oportunizar a aprendizagem aos alunos neste mundo digital.

CENSO ESCOLAR 2013
O Censo Escolar tem como objetivo o levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos. O mesmo é coordenado pelo INEP com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais, contando com a participação de todas as escolas públicas e privadas.
Neste contexto, ocorreu no último dia 06 de junho de 2013 na SEDUC uma reunião coordenada pelo Departamento de Inspeção o qual tem como responsável a Professora Cacilda de Lima Bezerra que reuniu todos os secretários escolares para realizar um estudo e repasse sobre as informações do Censo 2013.
Questões como preenchimento, cadastramento e prazos, foram os pontos mais abordados e enfatizados no encontro, frisou a Professora acima citada.

FÓRUM DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA
Com o intuito de apresentar o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e debater as estratégias para sua implantação no Estado, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (SECULT-PE) na pessoa do Secretário Fernando Duarte e a FUNDARPE na pessoa de Claudemir Souza Diretor de Articulação Institucional, realizaram um encontro com os gestores municipais no Agreste Setentrional e Agreste Central. O evento ocorreu na sexta-feira (07), proporcionado a oportunidade de integrar os novos gestores de alguns municípios e outros mais experiente na gestão, discutindo as próprias políticas públicas de cultura. Foram apresentadas para manutenção e ampliação das tradições culturais, como o FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL, que tem levando ações do Festival a mais de 80 cidades.
Uma das propostas do encontro foi a descentralização das atividades e o debate dos grandes eixos da Política Pública Cultural do Estado e a Conferência Nacional de Cultura.
Demonstrando grande competência e atuação fez presente a Diretoria de Cultura do nosso Município nas pessoas das Sras. Anália Arruda e Camilla França a fim de reafirmar a cada dia o potencial da nossa terra e buscar conhecimentos.

ALUNOS RECEBEM AGENDA ESCOLAR
Como ação pioneira desta SEDUC, aconteceu nas escolas da rede municipal de ensino a entrega de Agendas Escolares para a Educação Infantil, no período de 20/05 à 11/06 as quais vem ampliar o elo e a comunicação entre a família e a escola. A mesma conta com informações básicas e de grande interesse como: dados pessoais, ficha médica, atividades desenvolvidas, alimentação e comunicados; sendo preenchida e assinada pelos professores.
No ato da entrega gestores e professores orientaram pais e/ou responsáveis sobre a importância de participar da vida escolar do aluno, onde diariamente levará para casa  informações importantes sobre o seu desenvolvimento escolar e pessoal.
Segundo a Coordenadora da Educação Infantil, a Professora Carla Juliana as instituições de Educação Infantil são espaços onde se pode compartilhar com as famílias a educação dos pequenos, por isso que buscamos oferecer as melhores condições educativas às nossas crianças, e a agenda é um meio de chegarmos mais próximo das famílias.

COMUNICADO SINDUPROM-PE