sexta-feira, 21 de junho de 2013

Palma resistente a cochonilha chega a Taquaritinga

A busca por soluções de enfrentamento a seca e de alternativas que possam garantir a alimentação dos rebanhos vem norteando as ações da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Taquaritinga do Norte. Além da seca uma grave ameaça que vem rondando o município é a Cochonilha do Carmim, inseto que se alimenta da seiva das plantas e além de sugar, também pode introduzir vírus ou toxinas que podem destruir a palma forrageira dentro de poucos meses se não for combatida rapidamente e não existe no mercado defensivos eficientes para seu controle.
Esta praga vem causando enormes prejuízos à pecuária dos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco, onde já foi encontrada em 39 municípios, pois vem destruindo plantações de palma forrageira, espécie vegetal vista como a salvação do rebanho devido a sua resistência a seca e ser um excelente alimento para os rebanhos.
Vendo esta ameaça aproximar-se de Taquaritinga, a Secretaria de Agricultura e Pecuária vem incentivando e orientando os agricultores através de reuniões nas associações e no Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável a buscarem alternativas para combater ou conviver com a Cochonilha do Carmim. Em 2011 um grupo de agricultores representantes das associações rurais foram à cidade de Venturosa (PE) num intercâmbio para ver variedades de palmas resistentes à praga e em 2012 as primeiras mudas das variedades Orelha de Elefante e da Palma IPA-Sertânia chegaram a Taquaritinga do Norte no Assentamento Fazenda Nova Esperança, localizado no Sitio Situação.
Diante do avanço da praga que já foi registrada nas cidades vizinhas de Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Barra de São Miguel e Alcantil, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, o IPA e os Sindicatos voltaram a discutir e buscaram soluções para este problema e as ações já começaram a chegar em Taquaritinga, onde no dia 16 de junho as comunidades de Serra dos Bois e Pedra Preta receberam 15 mil mudas que foram adquiridas pelos agricultores ao custo de 25 centavos a unidade, vindas da cidade de Caturité (PB) com o transporte sendo custeado pela Prefeitura da Dália da Serra.
A Prefeitura de Taquaritinga do Norte vai adquirir 20 mil mudas de palma para o programa Fome Zero animal da Secretaria de Agricultura e Pecuária onde varias ações são realizadas como estratégia de segurança alimentar animal desde a construção de silos até a introdução de plantas resistentes a estiagem que sirvam de alimentos para o rebanho. As mudas de palma serão distribuídas num sistema de multiplicação onde 10 associações rurais vão definir 10 associados e cada um receberá 200 mudas de Palma Orelha de Elefante e no primeiro corte que acontece aproximadamente com um ano, os agricultores devolverão as 200 mudas para serem repassadas para outros agricultores, atendendo desta forma 100 famílias por ano com as plantas produzidas no próprio município.
“Ações como o Fome Zero Animal ajudam a fixar o homem ao campo e proporcionam o fortalecimento da agricultura familiar no município”, declarou o Secretário de Agricultura e Pecuária Júlio César.