domingo, 16 de junho de 2013

CCJ da ALEPE receberá representantes de distritos nesta terça-feira

O movimento de emancipação de Pernambuco vem convocar a todos os emancipalistas para participar as 11horas da terça feira dia 18 de Junho na ALEPE, de uma reunião com a Comissão de Constituição e Justiça, para tratar de assuntos referentes ao pleito das emancipações e conhecer a legalidade dos fatos, baseando-se em projeto recente aprovado na Câmara dos Deputados.
O deputado Diogo Moraes, membro da comissão de Justiça, solicitou inclusive um parecer do tribunal de contas do estado pedindo a previsão do que seriam os custos das prováveis cidades a serem formadas em Pernambuco.
Representantes de mais de 30 Distritos que estão no páreo das emancipações devem chegar por lá durante a terça feira, outro motivo a ser tratado pelo movimento é a lei estadual apresentado pelo deputado Odacir Amorim, pela qual regulamenta no estado procedimentos com critérios objetivos para criar novas cidades.
O movimento espera que a matéria esteja pronta em Brasília ainda este ano, quando passará pelo Senado Federal de onde SE originou o projeto.
O PLP-416 deverá ser apreciado no 2º semestre e deve ser aprovado para então sanção da presidente Dilma, uma das responsáveis pelas emendas colocadas ao projeto que alterou principalmente critério populacional por região, no Nordeste, por exemplo, deve dispor de mais de 8.324 habitantes.FONTE: Edson Arruda (Blog Pão de Açúcar News)