sexta-feira, 4 de maio de 2012

JOÃO BEZERRA DE LIMA (Joãozinho Aboiador)



Natural de Taquaritinga do Norte, especificamente do Sítio Pedra Preta. Hoje com 46 anos, Joãozinho Aboiador teve uma educação familiar simples, porém voltada para os valores sociais e culturais do povo sertanejo nordestino. Teve o incentivo dos pais Elias João de Lima e Maria Bezerra de Assis, para a arte de cantar poesias de cordel, que com apenas 07 anos, já entoava as mais belas cantigas para agradar passageiros de “Pau de Arara” (caminhão de transporte rural) e estes lhe recompensavam com algum valor em dinheiro.
            Em 1978 a família mudou-se para Santa Cruz do Capibaribe e sua vida não foi fácil. Trabalho pesado, porém sempre com honestidade.
            O dom da poesia continuou e Joãozinho conseguiu em 1997 fazer o programa “No Terreiro da Fazenda”, na Rádio Vale do Capibaribe que continua até hoje. Em 1990 gravou seus primeiros trabalhos (2 LPs) e em sequência quatro CDs. No momento está preparando o volume 7. Criou em Santa Cruz do Capibaribe os Encontros de Aboiadores que está em seu décimo ano, trazendo os maiores expoentes da poesia nordestina.
            Em seus trabalhos, encontram-se todas as canções que falam do homem do campo, agricultura, fazenda , vaqueiro e também do amor, porque sem amor, nada tem valor.
            Como poeta leva o nome de Taquaritinga do Norte aos quatro cantos do Brasil e até do mundo.
            Da infância lembra-se das festas de Santo Amaro e quando já adulto o que lhe marcou foi a primeira vez que cantou em sua cidade natal. Atualmente faz o Programa no Terreiro da Fazenda na Rádio Farol FM que tem grande audiência.
            Sobre Taquaritinga, diz com clareza:
            “Uma benção de Deus,
            meu berço, meu lar.
            Que me viu nascer,
            crescer, viver e cantar”.
Cidade maravilhosa, minha inspiração.