sexta-feira, 4 de maio de 2012

AMARA PEREIRA DA SILVA



Dona Amara Pereira, mãe dedicada, pessoa maravilhosa! Natural de Taquaritinga do Norte tem importantes contribuições para o desenvolvimento da sociedade onde vive. Professora concursada e nomeada em 1951 exerceu a função na zona rural, especificamente em Porteiras (hoje pertencente à Santa Cruz do Capibaribe), Sítio Placas e Sítio Juá.

Em 1970 participa do Movimento Brasileiro de Alfabetização com o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo no país. Neste mesmo período colaborou com o funcionamento do Círculo Operário, exercendo a função de Secretária por um período de 03 anos, sendo a presidência exercida pelo Sr. Antônio Andrade.

Destaca os serviços prestados durante muito tempo no Cartório Eleitoral e Coletoria Estadual, em Taquaritinga do Norte. Em 1978 foi nomeada para o exercício de Funcionária Pública  Estadual, onde foi localizada na Escola Estadual Severino Cordeiro de Arruda permanecendo até 1994, quando se aposentou por proporcionalidade.

Lembra com saudade dos pais e irmãos, amigos e amigas e das brincadeiras de barra bandeira, bonecas, rodas, ciranda entre outras que aconteciam em frente onde hoje é o mercado Gomes. Dos amigos e amigas do passado cita as filhas de Seu Gregório, Marieta e Maria, Zeca de Grassu, Zé de Tetinha, Arlindo Marceneiro, Pedro Lemos, Liinha Aragão, Helena Ananias, Eva de Augusto Fernandes, Edileuza Lucena, Carmélia, Socorro Araújo, Socorro Holanda, Socorro de Zé Oliveira, Guidinha Holanda, Lirice, Antônio Lucena, Dora Meira, Rafael Lemos, Lalinha, Dudé, Carminha Arruda, Deolinda Arruda, Lúcia Xavier, Paulo Inaldo, Maria Gordinha, Socorro da Farmácia, Maria Martins, Gercino, Padre Otto, alunas do curso de arte culinária, etc. “São tantos amigos de uma época maravilhosa. Perdoem pela falha da memória. São tantos nomes!” diz ela.
            Sobre Taquaritinga, a definição é imediata "O berço onde nasci, onde estudei e arquitetei minha vida. Conheci meu companheiro, construí minha família onde estou tendo o direito de ver uma nova geração crescendo: filhos netos e bisnetos, parte da minha vida e das realizações pessoais. Andei por várias comunidades vizinhas e longínquas, porém, nenhuma delas é igual a ti, ó minha Taquaritinga” completou.