segunda-feira, 7 de maio de 2012

Campanha de prevenção do câncer bucal é realizada em Taquaritinga do Norte



Repetindo o sucesso de anos anteriores e mais uma vez dentro da programação das festividades alusivas a Emancipação Politica da Dália da Serra estudantes e profissionais de odontologia no último sábado (05) visitaram a Dália da Serra para realizarem mais uma campanha de prevenção ao câncer bucal.

O acolhimento aos profissionais e estudantes foi feito no Altar da Pátria com a participação de várias autoridades locais e o Grupo de Escoteiros Chefe Leandro.

A Campanha de Saúde Bucal faz parte do Projeto Asa Branca da ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior) que visa detectar todos os tipos de lesões bucais porta a porta e em estandes espalhados pela cidade. O mesmo foi criado em 2001, pela ASCES e pela segunda vez é realizada na Dália da Serra, através do coordenador de saúde bucal, com o intuito de diagnosticar possíveis casos de câncer bucal na população taquaritinguense.

Foram realizados 2870 atendimentos, onde 10,06% apresentaram algum tipo de lesão, uma significante diminuição desde a última campanha. Os pacientes que foram diagnosticados já receberam encaminhamento e serão acompanhados por profissionais e estudantes da área de odontologia aqui no próprio município. Os que apresentaram problemas de fácil solução serão tratados aqui mesmo, os demais serão encaminhados a órgãos competentes para o tratamento adequado, vale ressaltar que todo atendimento e realização de algum exame serão gratuitamente.