sexta-feira, 4 de maio de 2012

ERACI BARBOSA DANDA (IN MEMORIAM)



Natural de Taquaritinga do Norte, Dona Eraci foi funcionária da Prefeitura Municipal e por muitos anos atuou como Amanuense na Câmara Municipal de Vereadores (organizava as correspondências e registrava a documentação).

Também foi organista da Igreja Matriz de Santo Amaro. Tornava as missas muito bonitas quando tocava com muita competência e amor, sempre acompanhada pelas “cantoras e cantores” do coral da Igreja.

Teve uma infância comum na companhia dos pais. Seu pai, o Senhor Bibiano Tito Barbosa, foi Tabelião Público, Professor e também Presidente da Câmara de Vereadores. 

Dona Eraci casou-se com o Sr. Eustáquio da Costa Danda, com quem teve oito filhos. Ao enviuvar, aos 42 anos, dedicou-se inteiramente a criação e educação dos mesmos, falecendo aos 88 anos.

Para ela, Taquaritinga representava o lar de toda uma vida onde nasceu, casou e criou seus filhos. Já idosa mudou-se para o Recife, mas, jamais perdeu os vínculos com amada Taquaritinga onde possuía casa, e como devota de Santo Amaro, nunca faltou a uma Festa do Padroeiro.

Taquaritinga sempre foi motivo de orgulho e de amor. Gostava de cantarolar para os filhos uma antiga canção, que bem representa esse sentimento:
“Taquaritinga é batuta,
Terra de Gente tão forte.”