sábado, 12 de janeiro de 2019

Caminhada de Santo Amaro chega a sua decima terceira edição

Fé, coragem, entusiasmo, alegria e companheirismo. São alguns dos adjetivos presentes na 13ª caminhada de Santo Amaro, que este ano, contou com a participação de 60 peregrinos que saíram no último domingo (06), da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, e chegaram em Taquaritinga na tarde deste sexta (11), totalizando um percurso de 170 quilômetros em seus dias de caminhada.

A mesma foi inspirada na caminhada de Santiago de Compostela, na Espanha, tendo como essência a simplicidade de ser, viver em humildade, exercitar a fraternidade e sendo uma excelente oportunidade para o autoconhecimento, aceitando-se, perdoando-se e amando-se para poder amar o próximo.

O trajeto passou por onze municípios e fez parada em oito cidades, iniciando por Jaboatão dos Guararapes, e seguindo por Moreno, São Lourenço da Mata, (Matriz da Luz e Tiúma), Paudalho (Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos), Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro (Vila Mendes), Bom Jardim, Surubim (Povoado Lagoa da Vaca), Vertentes (Povoado Junco) e encerrando em Taquaritinga do Norte.

Cada participante recebeu no ato da inscrição um kit, composto com uma camisa, um cajado, uma pequena cabaça e uma bandeira branca simbolizando da paz. Durante todo percurso os caminhantes foram orientados desde a roupa ideal até o melhor modo de caminhar, como prevenir insolação, entre outros.

Na chega a Dália da Serra, os peregrinos aventureiros foram recepcionados na entrada da cidade pelo pároco, Padre Pedro, autoridades locais e a centenária Banda Dom Luiz de Brito, de onde seguiram em procissão até a igreja Matriz, onde receberam a Santamarana (certificados de participação) além de uma benção.

Por Henrique Figueirôa