terça-feira, 7 de maio de 2013

Tem INCENSO NA ESCOLA hoje em Taquaritinga!

Calma! Para quem pensou numa atividade esotérica errou feio! O INCENSO em questão trata da obra do genial poeta Ascenso Ferreira, um dos ícones da literatura pernambucana. Nesta terça-feira (7/maio) o projeto “Incenso na Escola” sobe a serra e faz parada em Taquaritinga do Norte, às 19h, no Salão Paroquial Padre Otto Sailer, ao lado da igreja matriz.
A iniciativa tem o objetivo de promover o reconhecimento da literatura pernambucana, através do filme de Marcos Hanois, cineasta que registrou a poesia de Ascenso Ferreira no curta-metragem “Incenso” que será exibido durante as atividades, que são gratuitas.
O Projeto "Incenso na Escola” é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundarpe, Funcultura e Secretaria de Educação, com esta ação também contando com o apoio das 10 Prefeituras contempladas através das Secretarias municipais de Educação. A reunião de recursos audiovisuais desse projeto mostrou ser uma atraente e poderosa ferramenta de apoio pedagógico e de resgate histórico para introduzir ou complementar nas escolas o estudo sobre a literatura e poesia do Nordeste, especialmente a de Ascenso Ferreira, valorizando a arte e a cultura desta região.
A programação realizará palestra de abertura e um debate com o professor e pesquisador Moisés Neto, logo após a exibição do filme nas escolas públicas. E performances dos atores Adriano Cabral e Daniela Câmara baseadas na poesia de Ascenso Ferreira. Ainda integrando ainda as atividades, o Concurso de Redação Incenso na Escola - com tema “Vida e Obra de Ascenso Ferreira”. A meta do projeto é atingir 2,5 mil pessoas nas apresentações, além de outras 30 mil através do acesso aos cordéis, livros e cópias do filme em DVD que são distribuídos nas apresentações.