quarta-feira, 1 de maio de 2013

Taquaritinga terá campanha contra o Câncer Bucal

No próximo sábado (4/maio) estudantes e profissionais de odontologia da Faculdade ASCES, de Caruaru, estarão visitando Taquaritinga do Norte para realizarem mais uma campanha de prevenção ao câncer bucal. A ação é coordenada no município através da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente e tem a articulação da Coordenadoria de Saúde Bucal e a expectativa é repetir o sucesso de anos anteriores, a exemplo de 2012, quando foram realizados 2.870 atendimentos, onde 10,06% apresentaram algum tipo de lesão.
A Campanha de Saúde Bucal faz parte do Projeto Asa Branca da ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior) que visa detectar todos os tipos de lesões bucais porta a porta e em estandes espalhados pela cidade. Este projeto foi criado em 2001, pela ASCES e pela terceira vez é realizado na Dália da Serra.
Os pacientes que forem diagnosticados com problemas de fácil solução recebem encaminhamento e são acompanhados por profissionais e estudantes da área de odontologia do próprio município e os demais, que necessitarem de tratamentos mais complexos, serão encaminhados a órgãos competentes para o tratamento adequado, sendo importante destacar que todo atendimento e realização de algum exame serão gratuitos. Confira a programação e não deixe de participar desta importante ação em prol da saúde bucal na Dália da Serra.
O QUE É CÂNCER DE BOCA?
O Câncer de boca é uma doença que se apresenta na forma de tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares e geralmente tem o fumo e o álcool como os seus principais causadores, com pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente tendo o maior risco de desenvolver a doença. Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Para a realização do autoexame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca. Saiba mais sobre o câncer de boca e o Projeto Asa Branca da ASCES clicando nos links: