segunda-feira, 6 de maio de 2013

Câncer de Boca diminui em Taquaritinga

A Secretaria municipal de Saúde e Meio Ambiente comemorou o sucesso da campanha realizada no último sábado (4/maio), ocasião onde a Dália da Serra recebeu mais de 50 estudantes e profissionais de odontologia da Faculdade ASCES, de Caruaru, que realizaram mais uma campanha de prevenção ao câncer bucal, tendo a frente o Dr. Douglas César (Coordenador de Saúde Bucal) e o secretário de saúde Ronaldo Veiga, numa ação realizada em parceria com o Projeto Asa Branca da ASCES, coordenado pelo professor Dr. Uoston Holder, projeto que visa detectar todos os tipos de lesões bucais e que pela terceira vez é realizado em Taquaritinga.
Foram visitadas as comunidades de Pão de Açúcar (Cruzeiro, Badoque e Serrinha), Vila do Socorro, Silva de Cima e Silva de Baixo, Placas, Açudinho, Gravatá do Ibiapina, Algodão, Lagoa do Jucá, Jerimum, sede, feira do município, Zamba, Brasília, Marília e Loteamento Capibaribe e realizados 2.271 exames, onde foram constatadas 182 lesões de boca, representando um índice de 8,01%, bem menor se comparado às edições anteriores a exemplo de 2010 onde foram examinadas 2796 pessoas e foram encontradas 365 lesões suspeitas, somando um percentual de 13,05% de índice de lesões, ficando bem abaixo da média para municípios do interior. Já no ano de 2012 foram realizados 2.600 exames sendo encontradas 240 lesões suspeitas, somando um percentual de 9,2% de índice de lesões, reduzindo ainda mais esse percentual.
Satisfeito com o andamento da ação o Dr. Douglas comemorou mais uma edição deste programa em Taquaritinga. “Mais um ano deste projeto e constatamos a queda nos índices, o que é muito positivo. As pessoas que foram detectadas com lesões começarão a ser tratadas no PSF do CAIC a partir do próximo sábado, já realizamos o agendamento e iremos atender a todos estes 182 pacientes”.