segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Prefeitura de Taquaritinga do Norte adere ao projeto “Cidade Pacifica”






Combater a violência e proporcionar segurança aos munícipes tem sido um constante trabalho do Governo Municipal de Taquaritinga do Norte. Por este motivo, o município aderiu na manhã de ontem (18), ao projeto “Cidade Pacífica”.

O projeto é destinado a engajar os municípios no combate à violência dentro de suas fronteiras com o objetivo de unir esforços municipais e estaduais, com a efetiva participação da sociedade, para a implementação de ações preventivas, voltadas para melhorar a sensação de segurança.
A assinatura do convênio aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na pessoa do coordenador do projeto, Luis Sávio Loureiro, do promotor de Justiça, Hugo Eugênio, o prefeito Ivanildo Mestre (Lero), o Major Charles do 4º BPM, vereadores e secretários municipais.

“Firmaremos este convênio com o Ministério Público para que juntos possamos dar efetividade e alavancarmos a segurança em nossa cidade. No inicio de nossa gestão já implantamos a guarda municipal, esta que é uma grande aliada no quesito segurança. Só esta semana recuperaram três veículos roubados, sem contar nos inúmeros atendimentos de chamados. Então o convênio vem somar e tenho certeza que juntos vamos realizar um trabalho ainda maior de segurança para a população da Terra do Café”, completou o prefeito, Ivanildo Mestre, Lero.

Com o Cidade Pacífica, os municípios buscam promover segurança pública, mas que não tem a ver com o enfrentamento ostensivo e sim com a prevenção. Já o MPPE, como fomentador de políticas públicas, apresenta os eixos e as metas do projeto, acompanha e auxilia o município em sua trajetória para concluir seus compromissos e fiscaliza de forma razoável os erros e acertos no sentido de corrigir e premiar. Com o acompanhamento dos índices de violência de cada município participante é criado um ranking periódico, apontando os que reduziram a criminalidade. Os que conseguem sucesso são certificados pelo resultado satisfatório e ficam em destaque na obtenção de recursos para o aperfeiçoamento das ações e implementação de novas metas para a segurança.