sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Taquaritinga do Norte recebe os peregrinos da 14ª caminhada de Santo Amaro


A pacata Taquaritinga do Norte está vivenciando desde o último dia (06), a tradicional Festa do Padroeiro Santo Amaro. A mesma segue até o dia (15), com missas, novenas, quermesses, shows musicais e mais um ano, a recepção dos caminhantes de Santo Amaro. Coragem, fé e devoção a Santo Amaro são alguns dos adjetivos atribuídos aos peregrinos que saíram no último domingo (05), da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, e chegarão nesta sexta – feira (10), por volta das 14h, em Taquaritinga do Norte, somando um percurso de 170 quilômetros em seis dias de caminhada pela rodovia.

Idealizada pelo médico nortetaquaritinguense Nilton Curvêlo, a caminhada de Santo Amaro chega em 2020 a sua 14ª edição. A mesma é inspirada na caminhada de Santiago da Compostela, na Espanha, tendo como essência desfrutar da simplicidade, viver em humildade exercitando a fraternidade, sendo uma excelente oportunidade para o autoconhecimento, aceitando-se, perdoando-se e amando-se para poder amar e perdoar o próximo.

O trajeto passa por onze municípios e faz parada em oito cidades, dentro do seguinte roteiro: iniciando por Jaboatão dos Guararapes, e seguindo por Moreno, São Lourenço da Mata, (Matriz da Luz e Tiúma), Paudalho (Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos), Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro (Vila Mendes), Bom Jardim, Surubim (Povoado Lagoa da Vaca), Vertentes (Povoado Junco) e encerrando em Taquaritinga do Norte.

Cada participante recebe no ato da inscrição um kit, composto com uma camisa, um cajado, uma pequena cabaça e uma bandeira branca simbolizando a paz. Durante todo trajeto os caminhantes são orientados desde a roupa ideal até o melhor modo de caminhar, como prevenir insolação, onde encontrar apoio médico entre outras dicas que podem ser encontradas no Guia da Caminhada também disponibilizado no ato da inscrição.

Na chega a Taquaritinga do Norte, os peregrinos aventureiros serão acolhidos na entrada da cidade pelo pároco, Padre Pedro, autoridades locais e a bicentenária Banda Dom Luiz de Brito, de onde seguem em procissão até a Igreja Matriz de Santo Amaro, onde receberão a Santamarana (certificados de participação) além de uma benção do pároco.
Henrique Figueirôa