domingo, 22 de setembro de 2013

Emoção marca inauguração da Biblioteca Maria Martins Cordeiro de Arruda

A tarde deste sábado (21) foi marcada pela entrega a população do bairro Zamba da Biblioteca Maria Martins Cordeiro de Arruda, ação que evidencia o compromisso da atual gestão com as políticas públicas voltadas para melhorias na educação na Dália da Serra.
O evento contou com a presença do prefeito Evilásio e da Primeira dama Eva Casé, dos vereadores Gilson Carlos e Luquinha da Saúde, dos Secretários municipais Ilka Paloma (Educação), Zeca Coelho (Governo), Magda Lucélia (Turismo), Deyze Cabral (Gabinete), Vanuza Soares (UCI), Jurandir Coelho (Gestão) e Damião Oliveira (Obras), da Diretora de Cultura Anália Arruda, de funcionários municipais, dos familiares da homenageada e de um grande público que foi prestigiar a solenidade.
A homenageada mais conhecida por Dona Maria de Jaime ou Maria da Farmácia, lecionou por mais de 30 anos no município e foi um exemplo de dedicação a educação e também as saúde, pois passou décadas no comando da Farmácia Santo Amaro e era considerada a “Doutora dos Pobres”, tendo medicado centenas de pessoas e ajudado a salvar inúmeras vidas na Dália da Serra.
Antecedendo a inauguração foram realizadas apresentações culturais da eletiva de música do Ginásio Experimental Severino Pereira, dos alunos da professora Ziza, do CAIC, que informaram ao público qual o papel das bibliotecas e também da Escola Municipal Padre José de Anchieta, da comunidade de Mateus Vieira, que promoveu uma viagem ao mundo da literatura evidenciando através de um grandioso desfile vultos como Ziraldo, Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Cecília Meirelles e outros renomados poetas e escritures da literatura nacional e até internacional como William Shakespeare, que teve sua obra evidenciada através da encenação teatral do clássico Romeu e Julieta.
A Diretora Anália Arruda usou a palavra e falou da satisfação em ver sua parente (tia) homenageada através de tão importante obra do Governo Municipal, opinião compartilhada pelo Vereador Gilson Carlos, que foi o autor da indicação, que falou da sua ligação com a família da homenageada. Contemporânea de Maria de Jaime, a também educadora Liete Menezes bastante emocionada relembrou passagens que marcaram a vida de ambas em prol de décadas de trabalho dedicadas a educação no município.
O momento mais emocionante da cerimônia foi protagonizado pelos familiares de homenageada que não conseguiram segurar a emoção e destacaram em seus pronunciamentos aspectos que tornaram Dona Maria uma pessoa tão especial para Taquaritinga do Norte, onde foram evidenciados depoimentos por suas netas e pela filha Geyza Mirian que emocionaram a todos os presentes e fizeram jus a homenagem como bem destacou Geyza:” Ela era dedicada e amável. Quando uma criança estava doente ela medicava para a saúde e também para a educação e cultura!”.
Encerrando os discursos, o Prefeito Evilásio saudou aos presentes e destacou o misto de sentimentos de tristeza e de alegria em estar prestando esta homenagem. “Tristeza pela partida de uma pessoa que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa cidade e alegria por termos homenageado ela ainda em vida e agora pela imortalização nesta importante ação em prol da educação e cultura de Taquaritinga do Norte”, destacou. “doma Maria de Jaime deixou um importante legado e é um exemplo a ser seguido por todos nós”.
Após o pronunciamento de Evilásio, o cordelista e músico Roberto Celestino declamou mais um trabalho de sua autoria que homenageia o bairro Zamba, localidade onde foi inaugurada a Biblioteca e o Prefeito, juntamente com os familiares da homenageada, fez a inauguração oficial, ocasião onde todos puderam conhecer as dependências da biblioteca que é a mais moderna de Taquaritinga do Norte, apresentando vários espaços e layout de acordo com os padrões exigidos pelo Ministério da Educação.