quarta-feira, 6 de outubro de 2021

CAPS de Taquaritinga do Norte promovendo ações em alusão ao setembro amarelo

 


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vem durante todo o mês com ações em alusão ao “Setembro Amarelo”. Panfletagem, encontros, atividades de valorização da vidacom usuários e familiares do serviço junto com o NASF e abordagens em feiras livres foram algumas das atividades realizadas para conscientizar a população quanto aos cuidados com a saúde mental e a prevenção do suicídio.

Junto com as equipes dos PSFs, foram realizados momento de diálogo, objetivando fortalecer a a Rede de Atenção Psicossocial, bem como a construção compartilhada para criação de uma nova intervenção pedagógica terapêutica.

O CAPS está localizado no Distrito de Pão de Açúcar, mas o atendimento se estende para todo município oferecendo atendimento e acompanhamento para pessoas com sofrimento emocional, incluindo avaliação psiquiátrica e psicológica, terapia medicamentosa, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento familiares, entre outros.

Setembro Amarelo - O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informas as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. No Brasil, a campanha iniciou em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CVV) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em Brasília e hoje é realizada em várias regiões do país.