terça-feira, 13 de outubro de 2015

Campanha Outubro Rosa: Prefeitura oferece exames preventivos para as mulheres de Taquaritinga do Norte


O mês de outubro chegou e com ele a campanha “Outubro Rosa”. A mesma é conhecida internacionalmente e trata sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero.  Por este motivo, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente se engaja na causa e realiza uma serie de ações de prevenção alertando toda população sobre os riscos e necessidade do diagnostico precoce.
Todas as Unidades de Saúde estão com suas atenções voltadas para a campanha através da oferta da realização de Exames Clínico da Mama e de lâmina. Nos casos em que é detectado algum cuidado mais especial a paciente é encaminhada ao IP (Instituto Pernambucano) na cidade de Caruaru para a realização do exame de mamografia mais detalhado.
A Coordenadoria de Saúde da Mulher preparou em conjunto com as Unidades de Saúde da Família um cronograma para melhor atender todas as mulheres que forem realizar a prevenção:

13/10 - USF Vila do Socorro
15/10 - USF Ana Luiza
19/10 - USF CAIC
19/10 - USF Gravatá do Ibiapina
21/10 - USF Pão de Açúcar
21/10 – USF Badoque
29/10 - USF Jerimum

Quem cuida da saúde vive o melhor da vida. ... Se prevenir é o melhor remédio!


Saiba mais...

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.