segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A Capoeira, símbolo da cultura Afro-brasileira, também esteve presente no evento "Ação nas Comunidades" em Vila do Socorro


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Beatriz Curvelo, é responsável pela organização e oferta de serviços de proteção básica (PAIF) a toda população. E dentre as várias oficinas oferecidas está a de Capoeira que se apresentou na sexta-feira (09) com o mestre Celso e seus aprendizes no evento “Ação nas Comunidades” realizado em Vila do Socorro.

Confira as imagens:


A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. De origem Afro-brasileira incorpora movimentos de luta, acrobacias, dança, percussão e música num diálogo rítmico de corpo, mente e espírito.



A prática da Capoeira auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades físicas, mentais e sociais, e também ajuda seus praticantes a lidar com conflitos e medos, superando-os com confiança, determinação e humor.



Uma característica que distingue  a Capoeira da maioria das artes  marciais é a musicalidade. Os praticantes aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.










A Capoeira é um símbolo da cultura Afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência a opressão. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Com informações:Centro Cultural Capoeira Água de Beber Dublin.