quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ação de prevenção contra hanseníase está sendo realizada no CAIC



Alunos do  Grêmio Estudantil participando ativamente da ação

A equipe Gestora da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC, em uma ação conjunta com os agentes comunitários de saúde e equipe do Programa Saúde da Família , estão realizando ações com os alunos de Ensino Fundamental na faixa etária de cinco a 14 anos para detectar e cuidar de possíveis pacientes com hanseníase. Além da hanseníase, os agentes de saúde vão investigar também casos de tracoma e verminose. Os profissionais vão observar sinais e sintomas das doenças. Com isso, o a Secretaria Municipal de Saúde espera aumentar o diagnóstico precoce e identificar comunidades em que a hanseníase, tracoma e verminoses ainda persistem.



Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento. Esta ação esta sendo realizada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos irão levar para casa fichas aonde os pais irão preencher os dados das crianças , na ficha contém dados com desenho do corpo humano, os responsáveis vão marcar onde as crianças possuem qualquer tipo de machas na pele, para serem avaliadas pelas equipes da atenção básica.



O que é Hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Sintomas de Hanseníase

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento de Hanseníase

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS
A transmissão da hanseníase é feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.

Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolvem a hanseníase. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da hanseníase é bastante longo, variando de três a cinco anos.