segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Divulgado o resultado do concurso “Desafios nos Bairros” da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte


O Concurso “Desafio nos Bairros” faz parte do projeto “Cuidar do Meio Ambiente faz bem a Minha Natureza/Saúde” desenvolvido junto a Campanha Blitz Ambiental realizado pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte. O mesmo era destinado aos alunos das escolas públicas e particulares do município que relataram e fotografaram um problema ambiental ou de saúde pública no seu bairro, sua rua, ou sítio e apontaram as possíveis soluções. Recebemos várias inscrições e um corpo de jurados da secretaria selecionaram as cinco melhores e mais criativas práticas levando em consideração a praticidade e economicidade que receberão premiação e terão o problema resolvido pelo Governo Municipal.
Conheça as cinco melhores práticas e votem através da nossa página no facebook: https://www.facebook.com/SecretariaMunicipalDeSaudeDeTaquaritingaDoNorte?ref=hl na qual você acha que deve receber a melhor premiação e a primeira resolução do problema. Os votos serão computados através do maior número de CURTIDAS em cada problemática exposta.
A votação tem início hoje (10/08) e segue até a próxima segunda - feira dia (17/08)


1º caso - Escola Municipal  Sebastião Ferreira de Lima da comunidade do Algodão – alunos da turma do 2º ano da professora Sônia Maria.

Relato do problema: Com a falta de um sistema de descarte consolidado e eficiente na comunidade do Algodão pode ocasionar sérios problemas ao ambiente como a contaminação da água e do solo. O impacto ambiental que uma garrafa pet acarreta se jogada em qualquer lugar é grande. Basta chover para verificarmos o grande volume desse material descartado na comunidade. Além do perigo da dengue com acumulo de água prejudicando nossa saúde.

Solução do Problema: A solução do problema das garrafas pet na comunidade do Algodão será realizada com o recolhimento pelos alunos, da turma do 2º ano. Ao serem retiradas essas garrafas foram reaproveitadas para construção de uma horta caseira suspensa no ambiente escolar.  Os alunos serão responsáveis por suas plantinhas até serem colhidas. Também devem ser orientado a comunidade a não descartar esse tipo de material e fazer sua horta em casa.

2º caso - Aluna: Raissa Gabriela de Lima Santos, – 6ª serie A da Escola Gilzenete Guerra no Distrito de Pão de Açúcar. Moradora da Rua Severino Manoel dos Santos.

Relato do Problema: Alguns moradores jogam lixo em terrenos baldios, juntando assim, insetos, mau cheiro e causando muita poluição.

Solução do Problema: A solução seria a colocação de placas proibitivas em locais específicos. Punir quem desobedecer à orientação e realizar um mutirão de limpeza nesses locais.


3º caso – Aluna: Maria Vitória Soares Araújo, 6º Ano “B” do Ginásio Experimental moradora do Sítio São Miguel.


Relato do Problema: O Riacho do sítio onde moro tem muito lixo espalhado ao seu redor. Causando poluição ambiental.

Solução do problema: A solução seria a limpeza das margens do riacho com um mutirão para coleta do lixo espalhado no sítio.

4º caso - Aluna: Andreza Barbosa de Araújo, 8ª série A do Ginásio Experimental, moradora do Sítio Silva de Cima.

Relato do Problema: Na rua onde moro tem alagamentos quando chove, a minha vizinha tem sua casa localizada em uma área baixa e ela fica desesperada quando a água invade.

Solução do problema: Para resolver esse problema precisa desviar o caminho da água e depois fazer a pavimentação da rua.  Será muito gratificante ver isso acontecer na nossa rua.


5º caso - Aluno: Allysson Ernando Nascimento de Araújo, 9º Ano B do Ginásio Experimental, morador da Beira Rio.

Relato do Problema: Onde eu moro tem um esgoto cheio de lixo que é o canal a céu aberto. E isso traz muitas doenças prejudicando a nossa saúde e a natureza.

Solução do problema: Seria bom se a Prefeitura fizesse o canal e que as pessoas fossem conscientizadas a colocar o lixo no lugar adequado. Precisaria também de mais lixeiras.



Assessoria de Comunicação