segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Taquaritinga do Norte ganha certificação da Unicef por ações desenvolvidas em prol de crianças e adolescentes


O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte comemora mais uma conquista. Desta vez, o reconhecimento do Unicef com o selo edição 2017 a 2020. Para conquistá-lo, o gestor municipal aderiu a iniciativa, nomeou um articulador e desenvolveu a metodologia proposta nos eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

O município ficou entre os 431 que também obtiveram a certificação. Ao todo, 1924 municípios de 18 estados do país participaram. 

Para conquistar o Selo, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte se inscreveu e se submeteu as avaliações dos indicativos exigidos pela UNICEF. Para isso foi formado uma comissão que monitorava e realizava os trabalhos, mapeando as áreas mais frágeis e as mais fortes dentro do que o programa exigia. E assim, com um trabalho detalhado, o município foi melhorando os indicadores sociais como o percentual do total de nascidos vivos até um ano com registro civil, a taxa de abandono no Ensino Fundamental, O percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola, distorção idade-série nos anos finais (5º ao 9º) da rede municipal entre outros, e hoje foi reconhecido nacionalmente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), como município aprovado edição 2017-2020. 

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento. Isso comprova que fizemos o nosso trabalho bem feito e em prol do povo. Desenvolvemos políticas voltadas para a infância e adolescência com a união das secretária de Educação, Ação Social e Saúde com estratégias e planos de ações pautados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O selo vem como reconhecimento de um trabalho e isso comprova que as políticas públicas nesse período foram muito bem desenvolvidas. Agradeço ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Comissão Municipal do Selo Unicef, Áurea Lúcia e Micheli Curvelo, secretários, diretores de escolas, técnicos das secretarias, além dos jovens que aderiram às ações”, ressaltou o Prefeito, Lero. 

O anúncio dos municípios vencedores aconteceu hoje (08), de forma virtual apresentado por Bruno Gagliasso e Thaynara OG e pela Representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer. Também participaram os embaixadores do UNICEF no Brasil – Renato Aragão, Daniela Mercury, Lázaro Ramos e a personagem Mônica.