segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Coordenação de Saúde Bucal promove o Projeto “Linguinha Feliz” em Taquaritinga do Norte


A Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte, através da Coordenação de Saúde Bucal, promove no município o Projeto “LINGUINHA FELIZ" para a realização do "Teste da Linguinha", que é um exame feito no bebê para identificar alterações no frênulo lingual, uma pequena membrana que fica embaixo da língua e a conecta com o assoalho da boca.

A avaliação é realizada em todos os recém-nascidos do Hospital Geral Severino Pereira, e que também pode ser feita em todas as nossas Unidades de Saúde da Família, que dispõe de profissionais Cirurgiões – Dentistas para conduzir o procedimento.

O "Teste da Linguinha" é realizado em todos os bebês nascidos no Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

O Teste da Linguinha também pode ser realizado no Postos de Saúde do município

O teste serve para diagnosticar a LÍNGUA PRESA, um problema que não prejudica apenas a fala. A língua presa limita os movimentos da língua durante a sucção e deglutição, o que dificulta à amamentação do bebê e pode levar ao desmame precoce.

O teste é bastante simples, e pode ser feito pelos nossos profissionais de saúde bucal, que estão devidamente qualificados. Deve ser realizado assim que o bebê nasce na unidade hospitalar, ou logo que à mamãe fizer à primeira visita na Unidade de saúde após o nascimento do bebê.

No procedimento são verificadas duas alterações que caracterizam a língua presa:

• freio em posição incorreta e existência de ligeira fenda na ponta da língua e a mesma não se projeta para fora da boca;

• um formato de coração na ponta da língua ao ser elevada.

Caso haja o diagnóstico de anquiloglossia (língua presa), o bebê será encaminhado ao um profissional habilitado para a realização do tratamento indicado (frenotomia), que dispomos dentro da nossa rede municipal de Atenção em Saúde Bucal.