quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Tem início em Taquaritinga do Norte a semana da pessoa com deficiência


Taquaritinga do Norte esta vivenciando a semana municipal da pessoa com deficiência intelectual e múltipla 2018, que vai de 21 a 28 de agosto no município. Com o tema "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", a prefeitura realizou na abertura da semana um jogo exibição de bocha paraolímpica e de basquete em cadeiras de rodas, onde atletas da Associação Deficientes Motores (ADM-PE) de Recife, promoveram um verdadeiro exemplo de superação na quadra do CAIC.



Os atletas, dividiu a equipe em duas, uniformizadas de branco e azul, e durante 20 minutos, brindaram os alunos e público com um emocionante jogo. A partida terminou com o placar de superação e exemplo de vida para todos que tiveram o privilégio de assistir a partida.

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação, Espotes e Cultura proporcionaram uma verdadeira aula de superação e cidadania com o evento. "Através de nossa diretoria de Esportes conseguimos trazer esse jogo exibição para que os mais jovens vejam e percebam que tudo é possível quando se tem força de vontade, que a superação esta dentro de cada um de nós. Hoje vimos aqui exemplos de vida, cada um com sua história de superação, e a alegria e satisfação dos alunos, diretores, secretários e dos atletas nessa manhã maravilhosa que aconteceu aqui em Taquaritinga do Norte", falou Marcos Secretário de Educação

Familiares de cadeirantes, também acompanharam a partida, como também o aluno do CAIC que necessita de cadeira para sua locomoção. Ao término da partida, os atletas cederam algumas cadeiras e deram algumas aulas aos alunos de basquete sobre cadeiras. 

Para um dos organizadores da semana, o coordenador do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com deficiência - CONDEF -, Roberto Celestino, o evento mostra que o esporte é uma das principais ferramentas de inclusão. “Desde de já quero agradecer a prefeitura, ao diretor de esportes de Taquaritinga do Norte e ao atleta Ivanildo Souza, por ter feito todos os esforços para que esse jogo pudesse acontecer aqui em Taquaritinga do Norte, mostrando que por meio do esporte, a pessoa trabalha sua potencialidade e mostra à sociedade que tem condições, além dos ganhos para a saúde obtidos com o esporte. Quero parabenizar a Associação ADM que vem dando demostração de cidadania e que sem dúvida, é um instrumento de socialização e bem-estar”, reiterou Roberto. 

O atleta Ivanildo Souza natural do distrito de Pão de Açúcar, um dos que proporcionaram a vinda dos aletas da associação a Taquaritinga do Norte, falou sobre a emoção de realizar um jogo exibição e sua terra natal. "É com imenso prazer que estamos aqui, na minha querida Taquaritinga do Norte, onde fomos convidado pela prefeitura para fazer essa apresentação aqui, e agente não podia deixar de vir e fazer esse brilhante evento, desde de já agradeço a prefeitura e ao prefeito Lero, que sempre tem nos apoiado, e por fazer isso acontecer, fazer a inclusão social acontecer, que é o mais importante", falou Ivanildo.

O vice prefeito de Taquaritinga do Norte, participou da abertura representando o prefeito Lero que esta em viagem fora do estado. A programação da Semana da Pessoa com Deficiência de Taquaritinga do Norte se encerra na próxima terça-feira (28), e terá durante toda semana ações seguidas de palestras sobre o tema nas escolas do município. A culminância das atividades será dia 28 às 10h na câmara de vereadores do município.