terça-feira, 7 de julho de 2009

Muita festa e devoção na comunidade do Algodão

Muita fé e animação. Foi assim que a comunidade do Algodão esteve do dia 02 a 05 de julho festejando o seu padroeiro São Pedro.
.
As comemorações tiveram inicio na quinta feira (02) com a procissão da bandeira do santo saindo da casa do senhor Deda. Logo em seguida foi celebrada a eucaristia pelo padre Carlos Augusto, ritual que se repetiu na sexta pelo padre Adriano e no sábado pelo Monsenhor Roque, prosseguidos de quermesses e bingos para arrecadar fundas para as despesas da festa.
.
Segundo monsenhor Roque essas festas de comunidade são muito importantes. “O povo se reúne nessas comunidades com a palavra de Deus e com o carisma do santo tornando-a sempre apostólica. Vivendo intensamente o evangelho, sobretudo pratica do amor, fazendo um povo família”, completou.
.
No sábado (03) as comemorações iniciaram logo a tarde com a final do Torneio da Festa de São Pedro em homenagem a Ana Paula, uma jovem daquela localidade que foi brutalmente assassinada em 2007. A final foi entre os times Leão do Norte e Águia com o placar 4x3, saindo vitorioso o time do Leão do Norte nos pênaltis. O terceiro lugar ficou com o time do Bandeira.
.
Já a noite após a missa a vila foi tomada por inúmeras pessoas vindas de varias partes da região para curtirem o show de Bidinga e Banda não deixando ninguém parado com muito arrasta pé até o raia do dia.
.
Já no domingo ao amanhecer o dia, os sinos anunciavam que era dia de festa. À tarde aconteceram os batizados em seguida a tradicional procissão com o andor de São Pedro pelas principais vias da comunidade. Finalizando a parte religiosa foi celebrada a santa missa em frente a capela pelo padre Erandir.
.
A parte profana foi encerrada pelo forrozeiro Viana e seu regional, deixando saudades para o próximo ano.