quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fartura na mesa dos agricultores


É notório que o bem estar do homem do campo é uma das prioridades da Secretaria de Agricultura e Pecuária. Primeiro, através do Programa Terra Pronta, do Governo Estadual, a Secretaria conseguiu 1600 horas de aração. O que equivale a um total de 800 hectares de terra arada. Depois, pelo Programa Semente Para Todos, também estadual, foram distribuídos 4 mil quilos de sementes de milho, feijão e sorgo (um tipo de cereal que serve para produção de farinha). E após de tantas doações, é hora de colher o que foi plantado.
.
Os agricultores beneficiados já estão lucrando e utilizando da sua colheita para a auto sustentação da família. Todo o município foi contemplado, mas pode-se destacar as comunidades Pororoca, Bandeiras, Riacho Doce, Pé de Serra, Placas, Silva de Baixo, São Bento, Lagoa do Jucá, Cajueiro, Maracajá.
Para Maria Gomes da Conceição, presidente da Associação dos Agricultores e Moradores Nossa Senhora Aparecida, do sítio Pé de Serra, a aração de terras ajudou muito. “Essa iniciativa veio em boa hora e agora só temos a agradecer e comemorar, com a mesa farta. Com o feijão que lucrei, alimento umas 10 pessoas por dia. E eu acredito que nossa colheita ainda vai durar mais uns dois meses”, revelou.
.
O Programa Terra Pronta foi criado em 2008 pelo Governo Estadual, ficando sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, através do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA. Para participar desse programa, o agricultor deve ser membro de uma associação ou estar ligado ao Sindicato Rural.