terça-feira, 7 de julho de 2009

Educação: Formação Continuada inicia semestre


Julho é tido como o mês das férias. Mas para a Educação Municipal, enquanto o alunado goza o finalzinho do recesso, a equipe de professores se reúne para o primeiro encontro de Formação Continuada do semestre. Mais de 200 profissionais estão participando da capacitação, que começou ontem (06) e se encerra no início da tarde de hoje (07). O encontro está acontecendo no Caic e aborda os temas “Indisciplina” e “Folclore”.
.
Na abertura, a secretária Ilka Paloma fez uma retrospectiva das ações da Secretaria durante o primeiro semestre do ano. O prefeito Evilásio Araújo falou dos projetos do Governo Municipal para o setor, dentre eles, a construção de uma escola na sede. Afirmou que a partir desse segundo semestre, haverá implementação da merenda escolar. E destacou a vitória dos professores com a aprovação do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos). O assessor jurídico da Educação, Dr. Miguel Lucas, anunciou o novo sistema educacional, que agora terá um controlador. Essa figura atuará como fiscalizador dos funcionários da Educação. Paralelo, também será criado o Estatuto do Servidor Municipal da Educação.
.
Após o abertura do evento, os professores foram divididos em 6 grupos, de acordo com as modalidades de ensino. No primeiro dia, eles trabalharam o tema da indisciplina. “O objetivo foi mostrar que a indisciplina é fruto da sociedade. Tentamos apontar alternativas para os educadores lidarem com esse problema e mudarem essa realidade nas salas de aula”, revelou Oselita Farias, coordenadora da equipe de Formação Continuada. A temática folclore, que está sendo abordada hoje, foi escolhida já em preparação às atividades da Semana do Folclore, que acontecerá no mês de agosto. Para isso, foram promovidas oficinas de danças, fantoches, contos, dentre outras. E para encerrar o encontro, os professores estão promovendo apresentações artísticas, criadas nas oficinas.
.
Os encontros de Formação Continuada, realizados uma vez ao mês, estão sendo bem aceitos pelos educadores. Para a professora de Ciências, Elinês Brito de Assis, é muito estimulante ser orientada por uma equipe composta por profissionais locais. “A gente se sente orgulhoso e mais a vontade porque são pessoas do nosso meio. Pessoas que vivem a nossa realidade. Sem contar que são profissionais muito competentes e antenados”, afirmou. E questionada sobre o ponto mais forte desses encontros de capacitação, a professora destacou a troca de experiências com os colegas e a segurança transmitida pela Secretaria de Educação. “A equipe sempre se mostra disponível para nos apoiar em tudo”, concluiu.