quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Secretaria de saúde de Taquaritinga do Norte começa vacinar população contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte alerta a população para casos suspeitos de Sarampo no município. Até o momento foram notificados sete (07) casos suspeitos da doença. Dessa forma, considerando a possibilidade de confirmação desses casos recomenda-se ATUALIZAÇÃO VACINAL. Moradores de Taquaritinga do Norte na faixa etária de 1 ano a 49 anos de idade que não tomaram vacina contra o sarampo devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da sua residência para atualizar o cartão de vacina. A vacinação começou nas escolas do município onde mais de 4 mil alunos estudam.

A Secretária de saúde Poliana Santana, alerta a população que não é uma campanha e sim uma atualização do cartão de vacina. “Começamos a vacinação pelas escolas para que alunos que estão em contato um com o outro todos os dias fiquem imunizados. Mas é bom avisar que não é uma campanha. A vacina está disponível em todos os Postos de saúde do município, para pessoas na faixa etária preconizada pelo ministério da Saúde, conforme calendário de imunização", falou Poliana.

O Sarampo trata-se de uma doença infecciosa aguda, viral, extremamente contagiosa, transmitida por meio de fala, tosse e espirro. Ela se caracteriza, principalmente, por febre alta (acima de 38,5°C), exantema (manchas) generalizado, tosse, coriza e conjuntivite.

Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Complicações infecciosas agravam a doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças com menos de cinco anos de idade.

Em 2018 o Brasil perdeu o certificado de país livre da circulação do vírus do sarampo, documento concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Atualmente, há vírus circulando em Roraima, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. 

Quem precisa de Vacinação:

*Indivíduos de 12 meses a 49 anos de idade;
*Profissionais de saúde: independentemente da idade;
*Maior de 50 anos: não vacinar.

Para se previnir contra muitas doenças, existem vacinas. Contra o arrependimento, não.