quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Prefeitura de Taquaritinga do Norte fecha lixão que degradava ambiente e saúde da população rural

O dia 14 de Agosto de 2019 entra para história do município de Taquaritinga do Norte como um dos mais importantes, pois foi o dia que foi realizado de forma oficial uma das maiores ações, o encerramento das atividades do lixão.




Os transtornos causados pelo lixão além da degradação ambiental causavam verdadeiros transtornos para a zona rural de Taquaritinga o Norte, onde a fumaça causava danos à saúde dos moradores daquela área. A área de mais de 20 hectares de terra, onde funcionava o lixão, será recuperada de forma gradativa, pois por décadas recebeu os resíduos de todo município de Taquaritinga do Norte.



O Prefeito do município de Toritama, Edilson Tavares, esteve presente e elogiou a atitude do prefeito de Taquaritinga do Norte. "A maior obra de nossa gestão foi o fechamento do lixão que nos envergonhava todo dia, de certo prefeito Lero, essa é a maior obra de seu governo, eu tenho certeza que você tem muitas obras a mostrar, mas fechar o lixão, apagar uma nódoa negra que infelizmente macula a imensa maioria dos municípios não só do estado de Pernambuco mais também de nossa federação, pouquíssimos municípios podem bater no peito, encher a boca de orgulho e dizer a minha cidade não tem lixão, hoje os taquaritinguenses, vão poder ter esse mesmo orgulho, encher o peito e dizer a minha cidade não tem lixão a céu aberto, porque tem um prefeito de coragem, e é preciso fazer esse reconhecimento, parabéns prefeito lero", disse Edilson. 




Emocionado, o prefeito de Taquaritinga do Norte, agradeceu a todos que ajudaram em mais essa conquista, e agradeceu aos que ali estavam. "Quero primeiramente agradecer a Deus por poder permitir que esse dia maravilhoso chegasse, agradecer a nossa Diretora de Meio Ambiente Aline pelo empenho, e a todos os que aqui estão presenciando esse momento histórico. Nós não medimos esforços para que isso acontecesse, mas agradeço ao prefeito de Toritama, Edilson, que nos mostrou o caminho para chegarmos a esse dia. Agradeço também a participação do Ministério Público na pessoa de Dr. Hugo que também nos cobrou, que também nos mostrou o caminho, e juntos de mãos dadas de cabeça erguida conseguimos desativar esse lixão que tanto nos incomodava. E foi pensando no próximo, que hoje estamos fazendo esse grande feito para Taquaritinga. E quero anunciar, que nossa preocupação com meio ambiente não para por aqui, e que vamos replantar aproximadamente oito mil mudas nativas reflorestando nossa querida Taquaritinga do Norte. Isso é compromisso com o futuro de nosso município, isso mostra compromisso com o futuro de nosso povo. Divido essa alegria e essa satisfação com todo povo do pólo de confecções", disse Lero.



O lixo produzido em Taquaritinga do Norte está sendo destinado a um aterro sanitário localizado na zona rural de Caruaru  licenciado pelos órgãos ambientais.