A cidade de Taquaritinga do Norte, virou entre os dias 19 e 22 de julho de 2018 a capital nacional do café com a realização do 1º Festival Café Cultural. O clima em Taquaritinga ajudou ainda mais a encantar os turistas que foram prestigiar o festival. Baixas temperaturas, com uma média de 15°C por noite, num clima de montanha, e uma variada programação artística, cultural e esportiva com a realização da 1º Caminhada Ecológica, fizeram do Festival Café Cultural o maior evento já realizado em Taquaritinga do Norte. A combinação consolidou de vez Taquaritinga do Norte como um destino turístico em Pernambuco:
O Festival recebeu uma grande presença de público em sua primeira edição. Foram quatro dias de uma extensa programação cultural, com lançamentos de livros, cortejos, apresentação de quadrilhas, palestras, teatro, cantorias e shows com artistas renomados. O Festival trás de volta, o foco da valorização do cultivo do café, a primeira fonte de renda da Dália da Serra.
Durante o evento, produtores de café de Taquaritinga ofereceram para degustação, o café produzido no município que é considerado pelos especialistas um dos melhores do mundo. O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, falou sobre o 1º Festival Café Cultural. “Devemos sempre valorizar a nossa cultura local e o cultivo do café em nosso município tem uma grande importância, pois além de ser a primeira economia do município, produzimos aqui um dos melhores café do mundo, então vamos sim divulgar esse produto, e nada melhor que realizar o Festival Café Cultural, que além de expor nosso café para todo Brasil, também tem a questão cultural do evento que é muito importante para os munícipes e visitantes. Desde de já quero parabenizar a todos os envolvidos, aos apoiadores, e em especial a Léo Lima que desenvolveu todo projeto. E pra finalizar quero agradecer a Deus, porque sem ele nada disso é possível", disse Lero.
Atrações como Santana o Cantador, Trio Nordestino, Adilson Ramos, Banda o Disco, André Rios, Flor de Mandacaru entre outros, fizeram a alegria dos turistas durante os quatro dias de apresentação. Apresentações culturais também se apresentaram no Polo teatro SESC.
O Festival foi impecável em sua organização, e motivou novamente os produtores de café do município a se organizaram cada vez mais. A advogada Milena Arnóbio, de família produtores de café, falou sobre o Festival Café Cultural. " O primeiro festival café cultural veio para reanimar os produtores e dar visibilidade ao nosso produto: o café. Foi um evento que movimentou toda a cidade e atraiu muitas pessoas interessadas no café e na produção orgânica de nossas propriedades. Com certeza reabriu as portas para novos compradores e fortalecendo os agricultores produtores de café do nosso município. Todos saímos ganhando com um evento dessa natureza: produtores, bares, restaurantes, hotéis, farmácias, supermercados...", falou Milena.
O diretor de Cultura de Taquaritinga do Norte, Léo Lima falou da satisfação da realização do primeiro Festival café Cultural. "Primeiramente quero agradecer a Deus, porque sem ele nada disso seria possível, ao Padre Pedro, que permitiu o palco em frente a igreja, e ao prefeito Lero por ter acreditado no projeto, e ter realizado esse que certamente foi o maior evento turístico de Taquaritinga do Norte. Foi um projeto, que durou exatos nove meses na execução, batendo em portas, levando vários não, mas sempre com o apoio do prefeito fomos em frente. Quero parabenizar a todos que contribuíram, não vou citar nomes para não cometer o crime de esquecer alguém, mas todos os envolvidos estão de parabéns. Quero dizer que em 2019, se Deus quiser vamos realizar a segunda edição do festival com o mesmo ânimo e com a mesma pegada, para que possamos elevar Taquaritinga ao patamar que merece a nível turístico nacional", disse Léo.