segunda-feira, 27 de julho de 2015

Festa de Santa Ana na Comunidade de Mulungú


Aconteceu na tarde do último domingo o encerramento da Festa de Santa Ana na comunidade do Mulungú.
 Ás 16:00 horas houve procissão com a imagem da Padroeira e em seguida a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Sandro Sebastião, com animação do ministério de música São Pedro da comunidade de Algodão. 
A tradicional festa de Santa Ana, naquela comunidade, teve inicio em 1950 por iniciativa da saudosa devota  Ana Maria de Jesus.


Um pouco de história:
Santa Ana e seu marido Joaquim Já estavam em idade avançada e ainda não tinham filhos, mas não desistiram, rezaram por muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. 
Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II. No Evangelho, Jesus disse: “dos frutos conhecereis a planta'. Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação.

Maria, ao nascer não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus.  A princípio, apenas Santa Ana era comemorada, a partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.





Moradores de diversas localidades vizinhas  compareceram prestigiando o evento religioso.



Na homilia o padre Sandro discursou sobre o milagre da multiplicação dos cinco pães e dois peixes oferecidos por um menino, com os quais Jesus alimentou uma multidão. Enfatizando o valor da partilha da caridade, da compaixão.











Com informações do Portal Paulinas.